Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Cadhimeil Macário-
dc.date.accessioned2019-10-21T14:40:15Z-
dc.date.available2019-10-21-
dc.date.available2019-10-21T14:40:15Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16088-
dc.description.abstractThe present work had as main objective to analyze the main subjects of Flat and Spatial Geometry proposed in Mathematics questions of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) and their relations with the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Throughout the text we present the theme of our research, Flat and Spatial Geometry, starting with the need to measure or calculate shapes present on the Earth and we continue with the importance of geometric and metric thinking for the formation of students of basic education. We make necessary notes for the teaching of geometry in basic education (elementary school in the final years and high school) according to the BNCC. We present a historical outline of ENEM, since its creation and its initial objectives until the current structure. We conducted a survey of the number of issues involving geometric and metric thinking present in ENEM tests over the past five years, however, we focus our research on the 2018 assessment, making resolutions and commenting on issues involving geometric and metric thinking, comparing them and relating them to the Base Nacional Comum Curricular. The results show that most ENEM questions involve subjects that are still addressed in elementary school from the sixth to ninth grade and that many BNCC skills have already been contemplated in the Mathematics assessment in the edition of the Exam that we analyzed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-10-21T14:40:15Z No. of bitstreams: 1 CMC21112019.pdf: 1623862 bytes, checksum: f337ab8f03c3497c529d495f8f57373d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-21T14:40:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CMC21112019.pdf: 1623862 bytes, checksum: f337ab8f03c3497c529d495f8f57373d (MD5) Previous issue date: 2019-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeometria plana e espacial - ENEMpt_BR
dc.subjectPensamento geométrico e métricopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleElementos de geometria plana e espacial no ENEM: um paralelo com a BNCCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo , Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal analisar os principais assuntos de Geometria plana e espacial propostos em questões de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as relações que possuem com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No decorrer do texto apresentamos a temática da nossa pesquisa, Geometria plana e espacial, começando pela necessidade de se medir ou calcular formas presentes na Terra e seguimos com a importância do pensamento geométrico e métrico para a formação dos alunos da educação básica. Realizamos apontamentos necessários ao ensino de geometria na educação básica (Ensino fundamental aos anos finais e Ensino Médio) de acordo com a BNCC. Apresentamos um recorte histórico do ENEM, desde a sua criação e quais seus objetivos iniciais até a estrutura atual. Realizamos um levantamento do número de questões que envolvem o pensamento geométrico e métrico presente nas provas do ENEM nos últimos cinco anos, contudo, focamos nossa pesquisa na avaliação do ano de 2018, realizando resoluções e comentários das questões que envolvem os pensamentos geométrico e métrico, comparando-os e relacionando-os com a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos apontam que a maioria das questões do ENEM envolve assuntos que são abordados ainda no ensino fundamental do sexto ao nono ano e que muitas habilidades da BNCC já foram contempladas na avaliação de Matemática na ediçãodo Exame que analisamos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMC21112019.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.