Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16112Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva Filha, Alessandra Araújo da Silva Filha | - |
| dc.date.accessioned | 2019-10-23T19:38:23Z | - |
| dc.date.available | 2019-09-25 | - |
| dc.date.available | 2019-10-23T19:38:23Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16112 | - |
| dc.description.abstract | We present here our research in sociology, focusing on Quilombola School Education and race issues, and whose objective is to understand how the curriculum of a quilombola school, specifically the José Albino Pimentel State School of Education, is located in the community quilombola of Guruji, in the city of Conde - PB. This is a qualitative, documentary and field research. In order to meet the research objectives, a questionnaire was applied to the teachers of this institution, as well as the analysis of the School's Political Educational Project (PPP), referring to the year 2015, considering that it is the last one that was updated, together with the theoretical discussion about Quilombola School Education. We conclude that there is a great curricular fragility, in relation to the PPP proposal, when there are absences of the program contents for Quilombola School Education, as indicated in the Curricular Guidelines for this Teaching Modality. Like the curriculum, the teachers themselves find it difficult to understand pedagogical practices and programmatic content for this modality of teaching, almost unanimously pointing out the lack of preparation from the initial training to deal with the education of these students, in a quilombola context. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-23T19:38:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AASF25092019.pdf: 1089120 bytes, checksum: 8a46e54190b5d4052f98798e7b825f37 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-23T19:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AASF25092019.pdf: 1089120 bytes, checksum: 8a46e54190b5d4052f98798e7b825f37 (MD5) Previous issue date: 2019-09-18 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Sociologia | pt_BR |
| dc.subject | Educação Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Quilombola | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.title | A educação escolar quilombola: uma reflexão com base no caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Albino Pimentel | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Brito, Simone Magalhães | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa a educação escolar quilombola e as questões de raça a partir do caso particular de uma escola paraibana. Seu objetivo é compreender como se dá o cotidiano de implementação de um currículo voltado para educação quilombola, numa escola quilombola: a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Albino Pimentel, localizada na comunidade quilombola de Gurugi, na cidade de Conde - PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental e de campo. Foram realizadas entrevistas com professores dessa instituição e a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A partir desses dados e experiência, foi feita uma discussão teórica acerca da Educação Escolar Quilombola. Concluímos que há uma grande fragilidade curricular, com relação a proposta do PPP, ao serem constatadas ausências dos conteúdos programáticos para a Educação Escolar Quilombola, conforme apontam as Diretrizes Curriculares para essa Modalidade de Ensino. Assim como no currículo, os próprios docentes apontam dificuldade de compreensão das práticas pedagógicas e conteúdos programáticos para essa modalidade de ensino, uma vez que a formação inicial não oferece elemento para lidar com a educação de em contexto quilombola. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AASF25092019.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
