Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filha, Alessandra Araújo da Silva Filha-
dc.date.accessioned2019-10-23T19:38:23Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-10-23T19:38:23Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16112-
dc.description.abstractWe present here our research in sociology, focusing on Quilombola School Education and race issues, and whose objective is to understand how the curriculum of a quilombola school, specifically the José Albino Pimentel State School of Education, is located in the community quilombola of Guruji, in the city of Conde - PB. This is a qualitative, documentary and field research. In order to meet the research objectives, a questionnaire was applied to the teachers of this institution, as well as the analysis of the School's Political Educational Project (PPP), referring to the year 2015, considering that it is the last one that was updated, together with the theoretical discussion about Quilombola School Education. We conclude that there is a great curricular fragility, in relation to the PPP proposal, when there are absences of the program contents for Quilombola School Education, as indicated in the Curricular Guidelines for this Teaching Modality. Like the curriculum, the teachers themselves find it difficult to understand pedagogical practices and programmatic content for this modality of teaching, almost unanimously pointing out the lack of preparation from the initial training to deal with the education of these students, in a quilombola context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-23T19:38:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AASF25092019.pdf: 1089120 bytes, checksum: 8a46e54190b5d4052f98798e7b825f37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-23T19:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AASF25092019.pdf: 1089120 bytes, checksum: 8a46e54190b5d4052f98798e7b825f37 (MD5) Previous issue date: 2019-09-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.subjectQuilombolapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA educação escolar quilombola: uma reflexão com base no caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Albino Pimentelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Simone Magalhães-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a educação escolar quilombola e as questões de raça a partir do caso particular de uma escola paraibana. Seu objetivo é compreender como se dá o cotidiano de implementação de um currículo voltado para educação quilombola, numa escola quilombola: a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Albino Pimentel, localizada na comunidade quilombola de Gurugi, na cidade de Conde - PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental e de campo. Foram realizadas entrevistas com professores dessa instituição e a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A partir desses dados e experiência, foi feita uma discussão teórica acerca da Educação Escolar Quilombola. Concluímos que há uma grande fragilidade curricular, com relação a proposta do PPP, ao serem constatadas ausências dos conteúdos programáticos para a Educação Escolar Quilombola, conforme apontam as Diretrizes Curriculares para essa Modalidade de Ensino. Assim como no currículo, os próprios docentes apontam dificuldade de compreensão das práticas pedagógicas e conteúdos programáticos para essa modalidade de ensino, uma vez que a formação inicial não oferece elemento para lidar com a educação de em contexto quilombola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AASF25092019.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons