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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maysa Carvalho de-
dc.date.accessioned2019-10-23T19:49:30Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-10-23T19:49:30Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16113-
dc.description.abstractThe research at hand sought to understand the relationship between the formation and praxis of teachers with a Social Science major degree by the Federal University from Paraíba (UFPB). The main objective was to understand how occurs the assimilation of the gender and sexuality subjects in the graduation process of those teachers by the curriculum components and the experience outside the classroom, considering that there are national orientations to develop those themes in high schools in a transversal way. A second objective was to percept in the speech of those sociology teachers how they bring those questions tho the school classroom and which are the obstacles they had found in this environment. Our methodology was to interview 6 individuals with major in social science who by semi-structured interviews exposed their college experience, the relation with the subjects of gender and sexuality and their way to bring those subjects to the school classroom in which their work. To identify the opportunities given by the college department of Social Science from UFPB, we investigated the PPP or PPC from the major degrees, searching to understand how is structured the curriculum and with are the classes offered by the of those curricular components and official amendments. We noticed that even with the social and political changes and the small possible accesses to those subjects during graduation, those majors develop those thematics in schools, considering the existing chances to do só, like factors such as the teachers and school administration position, actual political moment and their familiarity with those subjects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-23T19:49:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCS09092019.pdf: 977123 bytes, checksum: ce8e77576dbd2b49ace240e77fea4bfa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-23T19:49:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCS09092019.pdf: 977123 bytes, checksum: ce8e77576dbd2b49ace240e77fea4bfa (MD5) Previous issue date: 2019-09-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPráxis docentept_BR
dc.titleFormação docente e abordagem de sexualidade e gênero nas escolas: uma análise da licenciatura em Ciências Socais - UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Longhi, Marcia Reis-
dc.description.resumoEsse trabalho de pesquisa procurou entender a relação existente entre a formação e a práxis docente pelos habilitados na licenciatura de Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Paraíba. O objetivo principal era compreender como ocorre a abordagem aos conteúdos de gênero e sexualidade na formação desses docentes através dos componentes curriculares e das experiências extra- sala, visto que há orientações nacionais para que esses conteúdos sejamdesenvolvidos nas escolas de ensino básico de forma transversal. Além disso, um segundo ponto foi perceber as narrativas desses docentes de Sociologia, dos quais relataram como abordam essas questões em sala de aula e quais as dificuldades encontradas nesse ambiente. Dessa forma, metodologicamente, buscamos entrevistar 06 indivíduos habilitados à docênciade Sociologia para o Ensino Médio, dos quais através das entrevistas semi- estruturadas discorreram sobre suas trajetórias, experiências na formação, o contato com os conteúdos de gênero e sexualidade e a abordagem dessas temáticas nas escolas que trabalham ou trabalharam. Para identificar as possibilidades ofertadas pelo departamento do curso, investigamos o PPP ou PPC da licenciatura de Ciências Sociais, buscando compreender como se estrutura o currículo e quais as possibilidades podem ser encontradas através dos componentes curriculares e das ementas oficiais. Percebemos que apesar das mudanças políticas, sociais e das poucas possibilidades de acesso a esses conteúdos durante a graduação, esses docentes desenvolvem essas temáticas nas escolas, conforme as possibilidades existentes, considerando fatores como os posicionamentos dos discentes e da gestão das escolas, o momento político atual e a familiaridade com os conteúdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

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