Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Bruna Bastos-
dc.date.accessioned2019-10-24T10:33:01Z-
dc.date.available2014-08-12-
dc.date.available2019-10-24T10:33:01Z-
dc.date.issued2014-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16115-
dc.description.abstractThis research aims to understand how family factors may is related to school performance of children 8-10 years. Assuming that family is an interconnected group of diverse relationships and that learning is a process in which the subject will adapt new knowledge. This study aimed to understand the covenant that these two strands establish themselves. To realize this interconnection, broke a presumption that parents should participate and convey affection for their children and should not convey anxieties of day-to-day for them, because this way, learning will be directed more effectively. The sample for this research was making 20 families with children between 8 and 10 years old who are enrolled in elementary school - 1st cycle. With this, you realize that the greater family participation in the learning process and the more affection to family pass to their children, the greater the learning of these children. Have the higher the transmission of anxiety from parents to children, the lower the academic monitoring. Therefore, connecting families and schools will not only benefit the learner in the training process, but also professionals involved in the area, such as teachers, educational psychologists and their own families.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-24T10:33:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BBB12082014.pdf: 546498 bytes, checksum: b7086261727b9d4a6decaf3042cd34ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-24T10:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BBB12082014.pdf: 546498 bytes, checksum: b7086261727b9d4a6decaf3042cd34ed (MD5) Previous issue date: 2014-08-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscola - famíliapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectAfetividade - criançapt_BR
dc.titleAnálise da influência da relação familiar e a sua repercussão no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender como os fatores familiares podem está relacionados com o rendimento escolar de crianças de 8 a 10 anos. Partindo do pressuposto de que família é um grupo interligado por relações diversas e que a aprendizagem é um processo no qual o sujeito irá se adequar de novos conhecimentos. Este estudo teve como finalidade perceber a aliança que essas duas vertentes estabelecem entre si. Para perceber essa interligação, se partiu de um pressuposto de que os pais devem participar e transmitir afeto para os seus filhos e não devem transmitir ansiedades do dia-a-dia para os mesmos, pois desse modo, a aprendizagem será direcionada com mais eficácia. A amostra para efetuar essa pesquisa foi de 20 famílias, com filhos entre 8 e 10 anos de idade que estão matriculados no Ensino Fundamental – 1o Ciclo. Com isso, percebeu que quanto maior a participação familiar no processo de aprendizagem e quanto mais afeto a família transmitir para os seus filhos, maior será a aprendizagem dessas crianças. Já quanto maior a transmissão das ansiedades dos pais para os filhos, menor será o desempenho acadêmico dos mesmos. Portanto, a conexão família e escola beneficiará não só o aprendente em processo de formação, mas também, profissionais envolvidos na área, como os professores, os psicopedagogos e as próprias famílias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BBB12082014.pdf533,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons