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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16117
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelix, Valcilea de Souza-
dc.date.accessioned2019-10-24T10:58:37Z-
dc.date.available2014-09-11-
dc.date.available2019-10-24T10:58:37Z-
dc.date.issued2014-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16117-
dc.description.abstractIn the present study, it was aimed at to verify the teachers' of the fundamental teaching conception on which the main problems and faced education challenges and like them they are positioned due to situations that commit the education process. Besides, to indicate as the psicopedagogo could act to reduce the impacts of the problems descriptive in the school learning. They participated in the research 210 teachers of the fundamental teaching of public schools (55,8%) and matters (44,2%) of the city of João Pessoa (PB). Most female (87%), studying the graduation in Pedagogy (78,3%), with ages between 19 and 64 years (m = 28,35; dp = 8,92). Para the verification of the corpus the statistics were calculated the technique of content analysis was used through the program computacional Alceste. The obtained results allowed the elaboration of five (05) organized classes as it proceeds: the) Actors involved in the education problems; b) Changes in the pedagogic práxis; c) Lack of Investment; d) pedagogic Mediation; and) Fragility in the students' family socialization and lack of the teacher's recognition. The results demonstrate that in the interviewed teachers' conception, the education problems are influenced by different factors, from aspects centered in the school and the teacher's performance, until the ones that they are external to her, as the family participation and the effect of the public politics. Due to such reality, the performance psicopedagógica is of having accentuated importance, once that professional can, together with other professionals, to develop intervention strategies and effective prevention. It is done necessary still to verify in future studies, the as these conceptions influence in practice the teachers' pedagogic action as well as the action of the psicopedagogo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-24T10:58:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VSF11092014.pdf: 690757 bytes, checksum: d21ace0f80294b4d4ae3bfa3996471f7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProblemas educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor - sala de aulapt_BR
dc.subjectAtuação psicopedagógicapt_BR
dc.titleConcepção de professores do ensino fundamental sobre problemas educacionais: como a psicopedagogia pode atuar?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Célia Maria Cruz Marques-
dc.description.resumoNo presente estudo, objetivou-se verificar a concepção de professores do ensino fundamental sobre quais os principais problemas e desafios educacionais enfrentados e como eles se posicionam diante de situações que comprometem o processo educacional. Além de, indicar como o psicopedagogo poderia atuar para diminuir os impactos dos problemas elencados na aprendizagem escolar. Participaram da pesquisa 210 professores do ensino fundamental de escolas públicas (55,8%) e particulares (44,2%) da cidade de João Pessoa (PB). A maioria do sexo feminino (87%), cursando a graduação em Pedagogia (78,3%), com idades entre 19 e 64 anos (m = 28,35; dp = 8,92). Para a averiguação do corpus calcularam-se as estatísticas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo por meio do programa computacional Alceste. Os resultados obtidos permitiram a elaboração de cinco (05) classes organizadas como segue: a) Atores envolvidos nos problemas educacionais; b) Mudanças na práxis pedagógica; c) Falta de Investimento; d) Mediação pedagógica; e) Fragilidade na socialização familiar dos alunos e falta de reconhecimento do professor. Os resultados demonstram que na concepção dos professores entrevistados, os problemas educacionais são influenciados por diferentes fatores, desde aspectos centrados na escola e atuação do professor, até os que são externos a ela, como a participação familiar e a efetivação das políticas públicas. Diante de tal realidade, a atuação psicopedagógica é de acentuada importância, uma vez que esse profissional pode, em conjunto com outros profissionais, desenvolver estratégias de intervenção e prevenção eficazes. Faz-se necessário ainda verificar em estudos futuros, o quanto estas concepções influenciam na prática a ação pedagógica dos professores bem como a ação do psicopedagogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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