Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Wilma Karla dos Santos-
dc.date.accessioned2019-10-24T17:06:13Z-
dc.date.available2014-09-11-
dc.date.available2019-10-24T17:06:13Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16130-
dc.description.abstractThis article shows a case study that aimed to examine how family and school partnership can contribute to cognitive and psychosocial development of the autistic child. To achieve this goal, we seek to know the perception of family and school on the school performance of the child; identify the strategies used to integrate family-school, in regards to communication. Participated in the study an autistic child, the user CAPp- UFPB (Center Psicopedagógico Service - UFPB). To address the objectives of the research, in a second moment, a semi-structured interview with the child's mother and a teacher of the same, containing subjective questions regarding the collaboration of family and school on the school child development was carried out, involving themes such as parent-teacher relationships; parent-student; teacher-student. The findings indicated that the relationship between family and school is crucial for cognitive and psychosocial development of the autistic child. It can be seen that this relationship contributed significantly to the development of school children participating in the study. We conclude that, regardless of whether or not a child with difficulties and limitations, the family and the school must go together, so the ties built up this relationship reveal important and are of great value in learning the autistic child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-24T17:06:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WKSR11092014.pdf: 537388 bytes, checksum: df4f9a5d319a0ef84913026ae117755a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-24T17:06:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WKSR11092014.pdf: 537388 bytes, checksum: df4f9a5d319a0ef84913026ae117755a (MD5) Previous issue date: 2014-08-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEscola - famíliapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleFamília e escola: uma parceria necessária ao desenvolvimento da criança autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.description.resumoEste artigo retrata um Estudo de Caso, que teve como objetivo principal analisar como a parceria da família e escola pode contribuir no desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança autista. Para a consecução de tal objetivo, procuramos conhecer a percepção da família e da escola acerca do desempenho escolar da criança; identificar quais as estratégias utilizadas para a integração família-escola, no que diz respeito à comunicação. Participou do estudo uma criança autista, usuária da CAPp- UFPB (Centro de Atendimento Psicopedagógico – UFPB). Para contemplar os objetivos da investigação, em um segundo momento, foi realizada uma entrevista semi-estruturada, com a mãe da criança e a professora da mesma, contendo questões subjetivas sobre a colaboração da família e escola acerca do desenvolvimento escolar da criança, envolvendo temas como: relacionamentos entre pais-professor; pais-aluno; professor-aluno. Os achados indicaram que a relação entre família e escola é de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança autista. Pode-se observar que esta relação contribuiu, de forma significativa, no desenvolvimento escolar da criança participante do estudo. Conclui-se que, independente de ter ou não uma criança com dificuldades e limitações, a família e a escola precisam andar juntas, assim os vínculos construídos nesta relação revelam-se importantes e são de grande valia na aprendizagem da criança autista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WKSR11092014.pdf524,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons