Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeireles, Joseane da Silva-
dc.date.accessioned2019-10-24T18:11:36Z-
dc.date.available2014-09-26-
dc.date.available2019-10-24T18:11:36Z-
dc.date.issued26-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16131-
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the use of learning strategies and symptoms of anxiety of students in 3rd year high school students from public schools in the city of Bayeux - PB, as well as knowing the demographic profile of the sample; observe the differences between girls and boys regarding the use of learning strategies to acquire learning; verify how the learning strategies and anxiety symptoms correlate to academic performance. 100 students participated in this study. The results were obtained through a Rating Scale of Learning Strategies containing 41 items that was collectively applied and analyzed by SPSS v.21 program. The results indicate no significant relationship between the variables (r = 0.081). Was also found that 56% (SD = 0,643) of participants claimed not use any other strategy different from other learning aforementioned range of strategies learning. It is expected that the results of this research may help in the construction of practical knowledge, in order to mobilize new shares in educational and psycho pedagogical praxis, especially in developing interventions on the use of learning strategies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-24T18:11:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSM26092014.pdf: 473700 bytes, checksum: 50504e25b95c903f58c9a0e01010e111 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-24T18:11:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSM26092014.pdf: 473700 bytes, checksum: 50504e25b95c903f58c9a0e01010e111 (MD5) Previous issue date: 26-09-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleEstratégias de aprendizagem e ansiedade nos alunos do ensino médio em Bayeux – PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Palitot, Mônica Dias-
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi avaliar o uso de estratégias de aprendizagem e os sintomas de ansiedade dos alunos do 3o ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de Bayeux - PB, bem como conhecer o perfil sociodemográfico da amostra; observar as diferenças entre meninas e meninos no que concerne a utilização das estratégias de aprendizagem para a aquisição da aprendizagem; verificar de que modo as estratégias de aprendizagem e os sintomas de ansiedade se correlacionam com o rendimento escolar. Participaram desse estudo 100 alunos. Os resultados foram obtidos por meio de uma Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem contendo 41 itens que foi aplicada coletivamente e analisadas pelo programa SPSS v.21. Os resultados apontam não haver relação significativa entre as variáveis (r = 0,081).Verificou-se também que, 56% (DP=0,643) dos participantes, alegaram não utilizar nenhuma outra estratégia de aprendizagem diferente das demais já citadas na escala de estratégias de aprendizagem. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam auxiliar na construção do saber prático, a fim de mobilizar novas ações na práxis pedagógica e psicopedagógica, sobretudo na elaboração de intervenções quanto ao uso de estratégias de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSM26092014.pdf462,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons