Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16151
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Eulália Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-25T13:55:09Z | - |
dc.date.available | 2014-09-11 | - |
dc.date.available | 2019-10-25T13:55:09Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16151 | - |
dc.description.abstract | Communication plays a fundamental role in the construction of individuals. It is the basis of social intermediation, in which people exchange information, interact, and establish their relationships. Human communication is based on two segments: verbal, through speech, with oral and writing models, and non-verbal, expressed through gestures, pictures, symbols. Language development is continuous and progressive, however, there may be changes that affect language and changes the communicative process. Generally when this happens, we should look for ways to enable this language, facilitating communication. One of those ways is to use Augmentative and Alternative Communication (CAA) refers to the use of a facilitator language that enables other forms of communication to enhance communication difficulties in area. Thus, the present study aimed to analyze the insertion of the CAA in the interaction between caregiver and student with cerebral palsy. For this, a cross-sectional study through action research with a caregiver and a child with cerebral palsy was made. We used a protocol as a tool of evaluation and reevaluation of communicative skills and a sociodemographic questionnaire. The results gave the guy with cerebral palsy, after insertion of the instrument CAA progressed significantly in communication, getting an advance on your verbal and nonverbal communication. Based on these, it was observed that the psychoeducational performance through the instrument of the CAA, may contribute to expand the learning of individuals with cerebral palsy, enabling a continuous and dynamic learning from communicative exchanges. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-25T13:55:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFA11092014.pdf: 775402 bytes, checksum: f7d1eac252ba0342978487823db28d9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-25T13:55:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFA11092014.pdf: 775402 bytes, checksum: f7d1eac252ba0342978487823db28d9b (MD5) Previous issue date: 2014-08-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Aluno - paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Cuidador - aluno | pt_BR |
dc.subject | Comunicação aumentativa | - |
dc.subject | Comunicação alternativa | - |
dc.title | A inserção da comunicação aumentativa e alternativa entre cuidador e aluno com paralisia cerebral | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonsêca, Patrícia Nunes da | - |
dc.description.resumo | A comunicação desempenha um papel fundamental na construção dos indivíduos. Ela é à base da intermediação social, pela qual as pessoas trocam informações, interagem, e estabelecem suas relações. A comunicação humana baseia-se em dois segmentos: verbal, através da fala, com os modelos oral e escrito, e a não-verbal, expressa através de gestos, imagens, símbolos. O desenvolvimento da linguagem é contínuo e progressivo, contudo, pode haver alterações que afetam a linguagem e altera o processo comunicativo. Geralmente, quando isso ocorre, procuram-se meios de viabilizar esta linguagem, facilitando a comunicação. Uma dessas formas é a utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) que se refere a um recurso facilitador da linguagem que possibilita outras formas de comunicação para melhorar as dificuldades na área comunicativa. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a inserção da CAA na interação entre cuidador e aluno com paralisia cerebral. Para isso, foi realizado um estudo transversal por meio da pesquisa-ação com um cuidador e uma criança com paralisia cerebral. Utilizou-se como instrumento um protocolo de avaliação e reavaliação das habilidades comunicativas e um questionário sociodemográfico. Os resultados conferiram que o sujeito com paralisia cerebral, após a inserção do instrumento da CAA progrediu significativamente na comunicação, obtendo um avanço em sua comunicação verbal e não-verbal. Frente ao exposto, observou-se que a atuação psicopedagógica por meio do instrumento da CAA, pode contribuir no sentido de ampliar a aprendizagem do indivíduo com paralisia cerebral, possibilitando um aprendizado contínuo e dinâmico a partir das trocas comunicativas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EFA11092014.pdf | 757,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons