Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Joceane Carneiro dos-
dc.date.accessioned2019-10-29T10:31:27Z-
dc.date.available2014-09-11-
dc.date.available2019-10-29T10:31:27Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16156-
dc.description.abstractThe present study investigated the level of performance on tasks of phonological awareness (Rhyme, Alliteration and Targeting) in students with and without complaints of delays in reading. 40 children enrolled in the 3rd year of elementary school, in public and private schools in the city of João Pessoa / PB, participated in the survey. They were divided into two groups; one per school complaining of delay in reading and another with no complaints of delays in reading. The analysis results are significant, with values (p <0.005) for the performance on each phonological awareness task when compared between groups and significant values (p <0.005) in the level of phonological awareness as compared between groups. Given the results, one can see the relationship and the importance of phonological awareness in the reading acquisition process and in the formation of fluent readers. Additionally, the need for greater education of educational professionals regarding phonological awareness. And lastly, for increased contributions to the development of reading and new research using the THPL.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-29T10:31:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS11092014.pdf: 1379753 bytes, checksum: c5ba43f69eb5acdc0cf6f8e080b750a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-29T10:31:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS11092014.pdf: 1379753 bytes, checksum: c5ba43f69eb5acdc0cf6f8e080b750a1 (MD5) Previous issue date: 2014-08-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagem - leiturapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleConsciência fonológica em escolares com e sem queixa de atraso na leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoO presente estudo investigou o nível de desempenho em tarefas de consciência fonológica (Rima, Aliteração e Segmentação) em escolares com e sem queixa de atraso na leitura. Participaram da pesquisa 40 crianças matriculadas na 3o ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da cidade de João Pessoa/PB divididas em dois grupos, um por escolares com queixa de atraso na leitura e outro sem queixa de atraso na leitura. Os resultados da análise encontram valores significativos para o desempenho em cada tarefa de consciência fonológica em comparação entre-grupos e valores significativos para o nível de consciência fonológica em comparação intra-grupos. Diante dos resultados é possível constatar a relação e a importância da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e na formação de leitores fluentes, havendo a necessidade de maior instrução dos profissionais da educação a respeito da consciência fonológica para contribuição no processo de desenvolvimento da leitura e de novas pesquisas com a utilização do THPL.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCS11092014.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons