Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Janaina Kelly de Pontes-
dc.date.accessioned2019-10-29T10:57:16Z-
dc.date.available2014-09-11-
dc.date.available2019-10-29T10:57:16Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16158-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the level of knowledge that teachers have about parental alienation through the learning process. Assuming that the phenomenon of parental alienation does not have the appropriate disclosure within the school context, where the theme is not a part of the continuing education of teachers as well as the relation between family / school and therefore constituting a subject little known in among them. The research was based on a cross-sectional design, comprising a field study of a descriptive nature. The study included 20 teachers, 10 public schools and 10 private schools of elementary school I and II, in the city of João Pessoa - PB. For conducting the research was a semi-structured interview consisting of 5 objective and subjective questions, still having complementary items with sociodemographic data to build the profile of the sample was used. The main results demonstrate a lack of knowledge on the part of teachers, about the phenomenon of parental alienation, featuring little information for identification of cases in the school environment, lack of training and education of these professionals to deal with the phenomenon and insufficient guidance in their practice for elaboration of strategies for action towards the problematic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-29T10:57:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JKPP11092014.pdf: 599062 bytes, checksum: de9cabae93b968c018b2dcc98374a3f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-29T10:57:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JKPP11092014.pdf: 599062 bytes, checksum: de9cabae93b968c018b2dcc98374a3f3 (MD5) Previous issue date: 2014-08-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlienação parentalpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola - famíliapt_BR
dc.titleAlienação parental no processo de aprendizagem: uma análise a partir da ótica docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento que os docentes têm acerca da alienação parental mediante o processo de aprendizagem. Partindo do pressuposto de que o fenômeno da alienação parental não tem a devida divulgação dentro do contexto escolar, onde a temática não faz parte da formação continuada dos docentes assim como da relação família/escola e, portanto, constituindo-se em um tema pouco conhecido entre eles. A pesquisa baseou-se num delineamento transversal, compreendendo uma pesquisa de campo de natureza descritiva. Participaram do estudo 20 professores, sendo 10 de escola pública e 10 de escola privada do ensino fundamental I e II, na cidade de João Pessoa - PB. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma entrevista semiestruturada composta por 5 questões objetivas e subjetivas, tendo ainda itens complementares com dados sóciodemográficos para a construção do perfil da amostra. Os principais resultados demonstram a falta de conhecimento, por parte dos docentes, acerca do fenômeno da alienação parental, apresentando pouca informação para identificação de casos no ambiente escolar, falta de formação e capacitação destes profissionais para lidar com o fenômeno e insuficiência de orientação na sua prática para elaboração de estratégias de atuação frente à problemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKPP11092014.pdf585,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons