Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria José Ramos De-
dc.date.accessioned2019-10-29T12:51:36Z-
dc.date.available2019-10-29-
dc.date.available2019-10-29T12:51:36Z-
dc.date.issued2019-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16165-
dc.description.abstractThis present paper has the intention to show how it works and the effects of the PRIMA - Inclusive Program through Music and Art has produced and contributed in it’s participants life. PRIMA is a project from Paraíba State Government with the objective of create a system of orchestras, bands and youth corals using music teaching as a human and citizenship catalyst.We tried to identify how children and adolescents feel about their social situation, when they have the opportunity of, through music, take part in a project that contribute to their growth as human beings, corroborating in their educational evolution by a critical view of social values and respect to others. PRIMA proposal is bring to the youth knowledge and cooperate to their shaping as citizens, therefor reaching the objectives that might help achieve a social transformation. The data survey was done visiting some poles at Paraiba State and interviewing some of the participants. Seeking to present how the project managers, maestros, teachers, school board, students and their families view musical education as a motivation and add acknowledgment that support the creation of a collective act amongst the students, of a critical sense and a citizen consciousness. To contemplate the objectives, an analysis of their interview and data compilation, lastly a presentation of my field discoveries.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-29T12:51:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJRO08052019.pdf: 781402 bytes, checksum: ef414e7e0eede2f5533766b12104f3b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-29T12:51:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJRO08052019.pdf: 781402 bytes, checksum: ef414e7e0eede2f5533766b12104f3b0 (MD5) Previous issue date: 2019-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrimapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titlePrima como meio de promoção de cidadania através da música: um projeto social na paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Flávia Ferreira-
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a apresentar como funciona e quais os efeitos que o projeto do PRIMA – Programa de Inclusão através da Música e das Artes tem produzido e como tem contribuído na vida dos participantes do projeto. O PRIMA é um programa do Governo do Estado da Paraíba cujo objetivo é criar um sistema de orquestras, bandas e corais juvenis utilizando o ensino da música como catalisador humano e de cidadania. Procuro identificar como as crianças e adolescentes se sentem em relação a sua situação social, quando tem a oportunidade de, através da música, participar de um projeto social que contribui para o seu crescimento como ser humano e que corrobora com seu desenvolvimento educacional através de uma visão crítica de valores sociais e no respeito com o próximo. A proposta do PRIMA é levar aos jovens conhecimento e contribuir para sua formação como cidadão, assim alcançando objetivos que possam colaborar para alcançar uma transformação social. Com relação a metodologia de pesquisa, foi feito um levantamento de dados através de visitas a alguns polos no Estado da Paraíba e através dos relatos de alguns participantes. Busco apresentar como a direção do projeto, maestros, professores, alunos, pais de alunos e direção das escolas colocam/veem a educação musical como um incentivador e agregador de conhecimento favorecendo para a criação de uma participação coletiva entre os alunos, de uma consciência crítica e cidadã. Para contemplar os objetivos propostos, farei uma análise das falas e compilação dos dados, e por fim farei uma apresentação dos meus achados de campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJRO08052019.pdf763,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons