Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16167Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Porfírio, Joseclea da Silva Nascimento | - |
| dc.date.accessioned | 2019-10-29T13:01:26Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-29 | - |
| dc.date.available | 2019-10-29T13:01:26Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16167 | - |
| dc.description.abstract | This paper analyzes the phenomenon of bullying in the school environment from a case study in a public school in the city of Santa Rita-PB. The research revealed the permanence of bullying practices as a mechanism of social control during the socialization process. Reports of student experiences were collected to identify recurrent bullying practices and, from this, to understand how the school deals with the problem and builds coping actions. Interviews were also conducted with the pedagogical coordinator and the teacher of the Project of Life discipline, as well as two conversation wheels with students in the 1st and 2nd year of High School. In an attempt to understand how bullying practices develop in school every day, we realize that exclusion and stigmatization are frequent practices and that the school does not have an effective action in coping with the phenomenon by operating with forms that naturalize the problem. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-29T13:01:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JSNP12052019.pdf: 824911 bytes, checksum: aae4e764e10790ac4fe5f248ddb50d04 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-29T13:01:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JSNP12052019.pdf: 824911 bytes, checksum: aae4e764e10790ac4fe5f248ddb50d04 (MD5) Previous issue date: 2019-05-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Bullying | pt_BR |
| dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
| dc.subject | Socialização | pt_BR |
| dc.title | Bullying e cotidiano escolar: um estudo de caso. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Brito, Simone Magalhães | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa o fenômeno do bullying no ambiente escolar a partir de um estudo de caso em uma escola pública na cidade de Santa Rita-PB. A pesquisa revelou a permanência das práticas de bullying como mecanismo de controle social durante o processo de socialização. Foram coletados relatos de experiências dos estudantes para que se identificasse quais as práticas de bullying recorrentes e, a partir disso, entender como a escola lida com o problema e constrói ações de enfrentamento. Também foram realizadas entrevistas com a coordenadora pedagógica e a professora da disciplina Projeto de Vida, além de duas rodas de conversas com estudantes do 1° e 2º ano do Ensino Médio. Na tentativa de compreender como as práticas de bullying se desenvolvem no cotidiano escolar, percebemos que a exclusão e estigmatização são práticas frequentes e que a escola não possui uma ação eficaz no enfrentamento do fenômeno por operar com formas que naturalizam o problema. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSNP12052019.pdf | 805,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
