Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16171| Tipo: | TCC |
| Título: | Etnografia do recreio: brincadeiras, espaços escolares e crianças “especiais” em uma escola municipal de Cabedelo-PB |
| Autor(es): | Silva, Tatiane Alves |
| Primeiro Orientador: | Pires, Flávia Ferreira |
| Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa de cunho teórico-metodológico cujo objetivo é analisar o recreio a fim de entender a sua importância para as crianças, como se dão as interações infantis e qual é o lugar que as crianças com diferenças funcionais ocupam e foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Cabedelo-PB. No decorrer do texto me refiro as crianças, que na escola são tidas como “especiais”, como crianças com diferenças funcionais. A substituição da terminologia visa não alimentar uma classificação hierárquica entre as crianças. A metodologia usada para produção dos dados etnográficos necessários, baseou-se na observação participante, conversas informais, contato direto com os pesquisados, relatos e confecção de desenhos como técnica complementar, cuja explicação sobre eles foi realizada pelas próprias crianças, ainda, utilizei de processos de memorização e diário de campo. Os desenhos foram eficazes ao mostrar-me que as crianças preferem as aulas de educação física em detrimento dos recreios, pois, nelas as crianças podem dispor de mais espaço, tempo e instrumentos para brincar. A observação participante se deu durante os recreios e, de forma complementar e incentivada pelos desenhos, durante algumas aulas de educação física. As conversas aconteceram no mesmo tempo/espaço, apenas os desenhos foram recolhidos em sala de aula ou no pátio em horário diferente do recreio. Descrevo algumas brincadeiras observadas na intenção de através delas analisar as interações infantis. Apresento ainda as crianças com diferenças funcionais, como se comportam nos recreios e qual lugar ocupam no imaginário infantil. O estudo se ancora na Antropologia da Criança e da Sociologia da Infância fazendo uso de suas teorias e metodologias próprias, sob a observação e enfoque das crianças pesquisadas como atores sociais que apesar da reprodução social, produzem e apresentam novos significados no contexto de sociabilidade. |
| Abstract: | The present work is a theoretical-methodological research whose objective is to analyze the recreation in order to understand its importance for children, how children's interactions are given and what is the place that children with functional differences occupy and was carried out in a municipal elementary school in the city of Cabedelo-PB. In the course of the text I mean the children, who in school are considered as "special", as children with functional differences. The substitution of terminology is intended not to feed a hierarchical classification among children. The methodology used to produce the necessary ethnographic data was based on participant observation, informal conversations, direct contact with the respondents, reports and drawing of drawings as complementary technique, whose explanation on them was performed by the children themselves, of memorization and field diary. The drawings were effective in showing me that children prefer physical education classes over recreation because children can have more space, time and instruments to play with. The participant observation occurred during the recess and, in a complementary way and encouraged by the drawings, during some physical education classes. The conversations happened at the same time / space, only the drawings were collected in the classroom or in the yard at different times of the playground. I describe some jokes observed in the intention of through them to analyze children's interactions. I also present children with functional differences, how they behave in playgrounds and what place they occupy in the children's imagination. The study is anchored in Child Anthropology and Sociology of Childhood making use of its own theories and methodologies, under the observation and focus of children researched as social actors that despite social reproduction, produce and present new meanings in the context of sociability. |
| Palavras-chave: | Recreio Criança Interações infantis Diversidade funcional Escola |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16171 |
| Data do documento: | 16-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TAS16052019.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
