Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Orlânia Andrade da-
dc.date.accessioned2019-10-29T13:37:12Z-
dc.date.available2014-09-11-
dc.date.available2019-10-29T13:37:12Z-
dc.date.issued2014-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16172-
dc.description.abstractThis study has purpose to analyse different forms of classrooms, which are linked with learning quality for childhood education. The study was based on a remark using tactics of content analysis. For this, there were 29 children at Primary School from a private school of João Pessoa city, they are between four and five years old. Through a record of observation was possible to list criterions that contrast the quality of physical space with basis traditional spatial arrangement, grouped and circle. According the analyse, the traditional organization form was favourable for obedience, satisfaction/ pleasure, cooperation and concentration aspect for activities that the students needed to pay attention and concentration in the teacher. The grouped form was favourable for interaction with classmates and initiatives of students, become useful to talk in groups, either cooperative learning or activities in small groups. The circle model was favourable in the aspect of pleasure/ satisfaction. This form is a model that can be used for talking activities. In conclusion, this study can be apply in psicopedagogy with different perspective about tactics are used in classrooms, diversifying with different spatial arrangements according to the aims to be worked.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-29T13:37:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OAS11092014.pdf: 1324134 bytes, checksum: 534c6757457afc8f0f210e015e58761e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-29T13:37:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OAS11092014.pdf: 1324134 bytes, checksum: 534c6757457afc8f0f210e015e58761e (MD5) Previous issue date: 2014-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectSala de aula - arranjo espacialpt_BR
dc.subjectSala de aula - aprendizagempt_BR
dc.titleA sala de aula enquanto espaço de promoção da aprendizagem infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Viviany Silva-
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo observar de que forma diferentes organizações de sala de aula estão associadas na qualidade da aprendizagem para a educação infantil. O estudo baseou-se em uma observação utilizando a estratégia da análise de conteúdo. Para tanto, contou-se com 29 crianças do Ensino Infantil II de uma escola privada da cidade de João Pessoa, com a faixa etária entre quatro e cinco anos de idade. Por meio de um protocolo de observação foi possível elencar critérios que destacavam a qualidade do espaço físico tendo como base o arranjo espacial tradicional, o agrupado, e o em círculo. De acordo com a análise, o modelo de organização tradicional foi favorável aos aspectos obediência, satisfação/prazer, cooperação e concentração para atividades em que os alunos precisavam de atenção e concentração no professor. Já o modelo agrupado foi favorável aos aspectos da interação com os colegas e iniciativa dos alunos, tornar-se útil para conversações em grupos, aprendizagens cooperativas ou atividades realizadas em pequenos grupos. O modelo em círculo foi favorável no aspecto de prazer/satisfação. Este é um modelo que pode ser utilizado quando a atividade proposta for uma conversação. Conclui-se, portanto, que esse estudo pode ser aplicado na psicopedagogia com um olhar diferenciado sobre os métodos a serem utilizados em sala de aula, diversificando com arranjos espaciais diferentes, de acordo com os objetivos a serem trabalhados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OAS11092014.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons