Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Mohana Ellen Brito Morais-
dc.date.accessioned2019-10-29T18:38:22Z-
dc.date.available2019-10-29-
dc.date.available2019-10-29T18:38:22Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16186-
dc.description.abstractThis article analyzes the pertinent questions regarding the expectations and school trajectories of adolescent mothers. I sought to analyze which aspects corroborate the interest / disinterest, continuity / pause in the school life of adolescent mothers, identifying their trajectories and expectations formation, investigating how social issues influence in this decision making, especially the cases that lead to the permanent abandonment of the school during or after the pregnancy considered to be precocious. As a theoretical contribution, I took Pierre Bourdieu's discussions on social inequality, taste, trajectory, social classes, fields, distinction and their unfolding as the guiding axes. These analyzes were carried out based on cuttings of dialogues made by the author with six adolescent mothers, which were part of her dissertation research (CAVALCANTE, 2018). Mothers are between sixteen and eighteen years of age, out of school, living with their parents, and experiencing the first pregnancy. As a result of the analysis, I found that pregnancy is not the only reason why mothers leave school, there are sociocultural factors that directly interfere in this non-permanence. I conclude that for these mothers the school often presents itself as a space for "free" people who "have no impediments" to study and, having a child, disqualifies them from the promising student profile, intimidating the return to school space, these adolescent mothers have expectations for the future through informal work, technical training and, to a lesser extent, a desire to take a higher education course, but are not qualified to do so. Finally, it was possible to observe the importance of the family in this process of return / non-return, which comes from this institution the main influence and support network so that the adolescent mother can experience experiences typical of youth / adolescence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-29T18:38:22Z No. of bitstreams: 1 MEBMC29102019.pdf: 615719 bytes, checksum: 7eea39247bb8eb97adc4910636571eae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-29T18:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEBMC29102019.pdf: 615719 bytes, checksum: 7eea39247bb8eb97adc4910636571eae (MD5) Previous issue date: 2019-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDesigualdade Socialpt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectBourdieupt_BR
dc.title“Eu quero que meu bebê nasça bem e depois eu vejo”: mães adolescentes e trajetória escolar.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Toscano, Geovânia da Silva-
dc.description.resumoAnalisa-se neste trabalho questões pertinentes as expectativas e trajetórias escolares por parte de mães adolescentes. Procurei analisar quais os aspectos que corroboram para o interesse/desinteresse, continuidade/pausa na vida escolar de mães adolescentes, identificando suas trajetórias e expectativas formação, investigando como questões de cunho social influenciam nessa tomada de decisão, em especial, os casos que levam ao abandono permanente da escola durante ou após a gestação considerada precoce. Como aporte teórico, tomei como eixos norteadores as discussões de Pierre Bourdieu sobre a desigualdade social, gosto, trajetória, classes sociais, campos, distinção e seus desdobramentos. Tais análises foram realizadas tendo como base recortes de diálogos feitos pela autora com seis mães adolescentes, as quais fizeram parte de sua pesquisa de dissertação (CAVALCANTE, 2018). As mães tem idades de dezesseis a dezoito anos, estão fora da escola, moram com os pais e vivenciam a primeira gravidez. Como resultado da análise, constateique a gravidez não representa o único motivo peloqual mães saem da escola, há fatores socioculturais que interferem de forma direta nessa não permanência. Concluoque, para essas mães,a escola muitas vezes se apresenta como um espaço destinado a pessoas “livres” que “não tem impedimentos” para estudar e, ter um filho(a), desclassifica-as do perfil de aluno promissor, intimidando o retorno dela ao espaço escolar, essasmães adolescentes têmexpectativas de futuro por meio do trabalho informal, formação técnica e, em menor escala, desejo de fazer um curso superior, mas não se veem habilitadas para tal. Por fim, foi possível observar a importância da família nesse processo de retorno/não retorno, que advém dessa instituição a principal influência e rede de apoio para que a adolescentemãe possa vivenciar experiências características da juventude/adolescência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEBMC29102019.pdf601,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.