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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16205
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Edardna Suzana.-
dc.date.accessioned2019-10-30T17:48:07Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-10-30T17:48:07Z-
dc.date.issued2019-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16205-
dc.description.abstractThe study aimed to understand the experience of implementing interpretative trails in schools of the state school system in Areia-PB, from the experience of an interpretative trails in Mata do Pau Ferro State Park. Characterizing as a qualitative approach research and as a participant research. The activities developed were carried out during the PROLICEN (Undergraduate Program) project and have been carried out since 2017. For data collection, observation, photos and project records (questionnaires and focus group) were used. The study was divided into three stages of the project: The first steps for the implementation and realization of the paths with the students (2017); paths and paths of a teacher training (2018); Unfinished paths and the new challenges for interpretive paths: continuing teacher education (2019), followed by an analysis of the whole of experience. Interpretive trails emerge in this new context as a method, in other words, an educational practice aimed at raising awareness and environmental awareness towards sight, smell and feelings becoming a direct experience with reality in an interdisciplinary way, enabling the environmental awareness of individuals, enabling the reading and interpretation of nature thus providing an environmental practice committed to environmental education aiming at sustainability. From this work it can be observed how much methodologies such as these are enriching not only for the students, but also for the teachers, and that they should go deeper into the subject and put them into practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hélio Mota (heliomota9814@gmail.com) on 2019-10-30T17:48:07Z No. of bitstreams: 1 ESA301019-MB218.pdf: 2490227 bytes, checksum: 1b1ca361ecda0f3034445bab659d64f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-30T17:48:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESA301019-MB218.pdf: 2490227 bytes, checksum: 1b1ca361ecda0f3034445bab659d64f6 (MD5) Previous issue date: 2019-10-21en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação educacional.pt_BR
dc.subjectPrática ambiental.pt_BR
dc.subjectSensibilização ambiental.pt_BR
dc.title(Re) Conhecendo a trilha interpretativa como recurso pedagógico: uma experiência na formação educacional, Areia, Paraíba, Brasil.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Wilson José Félix.-
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo compreender a experiência de implantação de trilhas interpretativas em escolas da rede do ensino estadual no município de Areia-PB, a partir da vivência em uma trilha interpretativa no Parque Estadual Mata do Pau Ferro. Caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e como pesquisa participante. As atividades desenvolvidas foram realizadas durante o projeto do PROLICEN (Programa de Licenciaturas) e, vem sendo realizada desde o ano de 2017.Para coleta dos dados foi utilizado a observação, fotos, registros do projeto (questionários e grupo focal).O trabalho foi dividido em três etapas do projeto: Os primeiros passos para a implantação e realização das trilhas com os discentes (2017); os caminhos e descaminhos de uma formação docente (2018); Caminhos inconclusos e os novos desafios para as trilhas interpretativas: a formação docente continuada (2019), seguido de uma análise do conjunto da experiência.As trilhas interpretativas surgem nesse novo contexto como um método, ou seja, uma prática educativa que visa a conscientização e sensibilização ambiental a visão, olfato e sentimentos tornando-se uma vivência direta com a realidade de forma interdisciplinar, possibilitando a consciência ambiental dos indivíduos, possibilitando a leitura e interpretação da natureza fornecendo desta maneira uma prática ambiental comprometida com a educação ambiental visando a sustentabilidade.A partir deste trabalho pode-se observar o quanto metodologias como essas são enriquecedoras não somente para os alunos, mais também para os professores, e que se deve aprofundar mais no assunto e colocá-los em prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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