Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Diego Bruno Paiva-
dc.date.accessioned2019-10-31T18:43:53Z-
dc.date.available2019-10-31-
dc.date.available2019-10-31T18:43:53Z-
dc.date.issued2019-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16228-
dc.description.abstractThis paper presents the results of the application of a didactic game entitled “QR Code Trail” (TQC) as a pedagogical tool to assist in the teachinglearning process in the Chemistry discipline. The content covered was the Periodic Table and the target audience students from five classes of the first year of high school of a public school in the city of Santa Rita-PB. The proposal time for planning, application and evaluation lasted approximately six months. Students initially experienced lectures on content. Later the students organized in groups, made their own games of the type (TQC). During the application of the games, students used a free application for decoding the QR Code. The evaluation of the applied methodology was performed in quantitative diagnostic (AQD) and qualitative formative (AQF). As data collection instruments, exercises, questionnaires and observations were applied by the author of the work. After the lectures, each group of students used ten classes to make the game. They performed questions elaboration, performed the coding of the questions elaborated in QR Code format and built the board. The materials used are low cost and were made available by the school. After applying the pre-game exercises, it was observed that the students did not have sufficient knowledge about the content of the periodic table. After participating in the stages of construction and application of the proposal, students were able to experience an innovative methodology to learn Chemistry, improving their results against the post-game applied issues. In addition, students had the opportunity to work on both the psychomotor and cognitive aspects throughout the process. Students rated the proposal as excellent because the classes become more dynamic, interactive, and improve learning, demonstrating the importance of the ludic and collaborative aspect in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-10-31T18:43:53Z No. of bitstreams: 1 DBPD31102019.pdf: 3371900 bytes, checksum: ba60948478080f0b36ebc4d2337530f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-31T18:43:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DBPD31102019.pdf: 3371900 bytes, checksum: ba60948478080f0b36ebc4d2337530f0 (MD5) Previous issue date: 2019-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectQuímica - Jogos e atividades lúdicaspt_BR
dc.subjectUso de tecnologia QR Codept_BR
dc.subjectEnsino de química - Tabela periódicapt_BR
dc.titleO jogo “Trilha do QR CODE” como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Claudio Gabriel-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados da aplicação de um jogo didático intitulado “Trilha do QR Code” (TQC) como ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Química. O conteúdo abordado foi o de Tabela Periódica e o público alvo alunos de cinco turmas do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Santa Rita-PB. O tempo para planejamento, aplicação e avaliação da proposta teve duração de aproximadamente seis meses. Os alunos vivenciaram inicialmente aulas expositivas do conteúdo. Posteriormente os alunos organizados em grupos, confeccionaram seus próprios jogos do tipo (TQC). Durante a aplicação dos jogos, os alunos utilizaram aplicativo gratuito para a descodificação do QR Code. A avaliação da metodologia aplicada foi realizada de forma quantitativa diagnóstica (AQD) e qualitativa formativa (AQF). Como instrumentos de coleta de dados, foi aplicado exercícios, questionário e observações por parte do docente autor do trabalho. Após as aulas expositivas, cada grupo de alunos utilizou dez aulas para a confecção do jogo. Os mesmos realizaram elaboração de questões, executaram a codificação das questões elaboradas no formato QR Code e construíram o tabuleiro. Os materiais utilizados são de baixo custo e foram disponibilizados pela escola. Após a aplicação dos exercícios pré-jogo, foi observado que os alunos não possuíam conhecimento suficiente sobre o conteúdo de Tabela periódica. Após participarem das etapas de construção e aplicação da proposta, os alunos puderam vivenciar uma metodologia inovadora de aprender Química, melhorando seus resultados frente às questões aplicadas pós-jogo. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar tanto o aspecto psicomotor, como o cognitivo durante todo o processo. Os alunos avaliaram a proposta como excelente pelo fato das aulas se tornarem mais dinâmicas, interativas, além de melhorar a aprendizagem, demonstrando a importância do aspecto lúdico e colaborativo em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DBPD31102019.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.