Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Jéssica Jerônimo-
dc.date.accessioned2019-11-01T12:14:55Z-
dc.date.available2019-04-29-
dc.date.available2019-11-01T12:14:55Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16232-
dc.description.abstractThe teaching case presents a situation of decision making on the actions of socioenvironmental responsibility, faced by Mariana, a protagonist of the case. Mariana is a manager of a family-run hotel that faces management problems. The case describes a professional trajectory of Mariana, from her adolescence to her position as manager, and are basically the socio-environmental issues of the hotel. In its existence as a company, there are actions adopted by it, but they are not enough for the investor to be responsible socially and environmentally active in the process of minimizing their impacts arising from their services. And this is noticed by the new manager, which is a process of new actions to achieve the best performances of the hotel and become a social-environmental company. The dilemma of the case is the director of an urgent solution on the accumulation of garbage on the premises. The case allows a qualitative analysis of the situation, discussing the management of Mariana and sustainable and socio-environmental actions as a primordial principle for the good functioning and development of the business. Why become the case of a response to the central problem of the case: How to become a socially responsible hotel?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-11-01T12:14:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJC01112019.pdf: 391445 bytes, checksum: cf62a0bd7304e01e2216bdd632fbc6d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-01T12:14:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJC01112019.pdf: 391445 bytes, checksum: cf62a0bd7304e01e2216bdd632fbc6d9 (MD5) Previous issue date: 2019-04-24en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpt_BR
dc.subjectEmpresa familiarpt_BR
dc.subjectAdministração hoteleirapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleArruma a mala aí: rumo à responsabilidade socioambiental hoteleirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima-
dc.description.resumoEste caso de ensino apresenta uma situação de tomada de decisão acerca de ações de responsabilidade socioambiental, enfrentada por Mariana, a protagonista do caso. Mariana é uma gerente de um hotel de estrutura familiar que enfrenta problemas de gestão, especificamente tratada no caso, relacionadas à gestão socioambiental. O caso descreve a trajetória profissional de Mariana, desde a sua adolescência até sua atuação como gerente, e são apresentadas conjuntamente as questões socioambientais do hotel. Em sua atuação como gerente já existem ações adotadas por ela, porém não suficientes para que o hotel possa ser considerado responsável socioambientalmente e atuante no processo de minimização dos impactos oriundos de sua prestação de serviço. E isto é notado pela nova gerente, na qual encontra a necessidade de adoção novas ações para atingir melhorias na gestão do hotel e transformá-lo em uma empresa socioambiental. O dilema do caso é quando seu Diretor solicita uma solução urgente acerca do acúmulo do lixo nas dependências do hotel provocado, principalmente pelos hóspedes. O caso possibilita uma análise qualitativa da situação, discutindo a atuação gerencial de Mariana e ações sustentáveis e socioambientais como forma primordial para o bom funcionamento e desenvolvimento do negócio. Trata-se, portanto, de um caso que permite ao aluno refletir sobre as ações a serem desenvolvidas para que responda à questão central do caso: Como tornar o hotel uma empresa socio ambientalmente responsável?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJC01112019.pdf382,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons