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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16233
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Ismênia Larice Cruz de.-
dc.date.accessioned2019-11-01T12:20:52Z-
dc.date.available2019-10-29-
dc.date.available2019-11-01T12:20:52Z-
dc.date.issued2019-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16233-
dc.description.abstractSocial inclusion policies gained prominence in the mid-1990s, when documents dealing with education policies were created. This article aims to present how the actions of the Inclusion and Accessibility Committee of the Federal University of Paraiba (UFPB) are being consolidated, since its implementation in 2013 until 2017. The research has descriptive character, with the use of documentary and bibliographical study; using primary and secondary sources such as resolutions, official documents, visiting institutional pages, activity reports and statistical data. The data show that UFPB has shown a significant increase in the number of attendance to university students with special educational needs, promoting the attendance through its sub-headquarters, in different campuses, with orientations to the academic community, specialized educational attendance, and adaptations of access to the curriculum professional.However, still facing many challenges regarding the architectural aspects/accessibility.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hélio Mota (heliomota9814@gmail.com) on 2019-11-01T12:20:52Z No. of bitstreams: 1 ILCB011119-MB222.pdf: 922197 bytes, checksum: 3eb5f0e1ddbd8adae562cc072160a082 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-01T12:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ILCB011119-MB222.pdf: 922197 bytes, checksum: 3eb5f0e1ddbd8adae562cc072160a082 (MD5) Previous issue date: 2019-10-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência.pt_BR
dc.subjectInclusão universitária.pt_BR
dc.subjectAcessibilidade.pt_BR
dc.titleComitê de inclusão e acessibilidade da UFPB: as ações entre 2013 a 2017.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva.-
dc.description.resumoAs políticas de inclusão social ganharam destaque em meados da década de 1990, quando foi criado documentos que tratam das políticas de educação.O presente artigo tem por objetivo apresentar como está se consolidando as ações do Comitê de Inclusão e Acessibilidade, da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), desde sua implantação em 2013 até 2017. A pesquisa tem caráter descritivo, com a utilização de estudo documental e bibliográfico; utilizando-se de fonte primárias e secundárias, como resoluções, documentos oficiais, visita às páginas institucionais, relatório de atividades e dados estatísticos. Os dados mostram que UFPB tem apresentado significativo crescimento no número de atendimento aos universitários com necessidades educacionais especiais, promovendo o atendimento por meio de suas subsedes, em diferentes campi, com orientações à comunidade acadêmica, atendimento educacional especializado, adaptações de acesso ao currículo profissional. Todavia ainda, em frente muitos desafios quanto aos aspectos arquitetônicos/acessibilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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