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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16235
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Neta, Maria das Mercês Serafim dos.-
dc.date.accessioned2019-11-01T12:46:39Z-
dc.date.available2019-10-29-
dc.date.available2019-11-01T12:46:39Z-
dc.date.issued2019-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16235-
dc.description.abstractThe understanding of disability is still very limited, so people who have some kind of disability or special educational need (NEE) have been suffering restrictions in the course of their life history. In order to evaluate how students with NEE are being assisted by the Inclusion Committee (CIA) of the Federal University of Paraíba (UFPB), and to understand how their actions are being carried out, this research was developed, presented quantitative and qualitative character. To this end, questionnaires were applied to a sample of 28 college students with NEE. The questionnaires were made available on a virtual platform, in which the interviewees were able to fill in te questions without personal identification and with the consent form. After data collection, the results were analyzed in the light of Bardin’s ideas. From the results, we can state that the process of inclusion in the UFPB has been consolidating effective; to ensure access and permanence of students with disabilities and/or NEE in order to provide them with an equal and quality education. However, there are still challenges to be faced for better attendance to university students’NEE.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hélio Mota (heliomota9814@gmail.com) on 2019-11-01T12:46:39Z No. of bitstreams: 1 MMSSN011119-MB223.pdf: 1309969 bytes, checksum: e3710728282333595a34cc4fb77e324d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-01T12:46:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MMSSN011119-MB223.pdf: 1309969 bytes, checksum: e3710728282333595a34cc4fb77e324d (MD5) Previous issue date: 2019-10-21en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstudante apoiador.pt_BR
dc.subjectEducação especial.pt_BR
dc.subjectInclusão universitária.pt_BR
dc.titleO olhar dos estudantes atendidos pelo comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB sobre suas ações.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva.-
dc.description.resumoO entendimento de deficiência ainda é bastante limitado, dessa maneira as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência ou necessidade educativa especial (NEE), vêm sofrendo restrições no trajeto de sua história de vida. Com o intuito de avaliar como estão sendo atendidos os estudantes com NEE pelo Comitê de Inclusão (CIA)da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e compreender como estão sendo suas açõesa presente pesquisa foi desenvolvida, apresentado caráter quanti-qualitativo. Para tanto foram aplicados questionários para uma amostra de 28dos universitários com NEE. Os questionários foram disponibilizados em uma plataforma virtual, no qual os entrevistados puderam preencher as questões sem identificação pessoal e com preenchimento do termo de consentimento. Após coleta dos dados, os resultados foram analisados sob a luz das ideias de Bardin. A partir dos resultados, podemos afirmar que o processo de inclusão na UFPB vem se consolidando, efetivamente; visando garantir o acesso e permanência dos discentes com deficiência e/ou NEE, de forma a lhes proporcionar uma educação igualitária e de qualidade. Todavia, ainda há desafios a serem enfrentados para o melhor atendimento às NEE dos universitários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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