Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16311| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação corporativa: o uso da EAD como ferramenta para a gestão do conhecimento : um estudo de caso no Instituto Nordeste Cidadania |
| Autor(es): | Olegário, Alberto Geminiano |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Samir Adamoglu de |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da educação corporativa e do uso do Ensino a Distância (EAD) como ferramentas para a gestão do conhecimento no Instituto Nordeste Cidadania. A pesquisa partiu da seguinte questão: qual a influência da Educação Corporativa e do uso da EAD como ferramentas para a Gestão do Conhecimento no Instituto Nordeste Cidadania? Metodologicamente, foi utilizado um estudo exploratório e descritivo. Quanto à abordagem, assumiu o veio quantitativo. Como instrumento de coleta de dados foram empregados dois questionários estruturado que tem na sua construção questões de respostas fechadas, permitindo assim, obter respostas que possibilitam a comparação com outros instrumentos de coleta de dados. Ao término do trabalho de acordo com os resultados obtidos mediante a análise dos questionários 01 e 02, ficou constatado que a gestão do conhecimento atrelada ao EAD proporcionou um alcance mais eficiente e eficaz das práticas de gestão no que se refere à tomada de decisão na organização. Sendo assim, constatou-se que o modelo de ensino empregado na proposta do INEC vem sendo utilizado de maneira satisfatória, e que a organização preza não só pela qualidade do material oferecido aos treinandos, como também pelas práticas adotadas pela organização para o uso da EAD como uma ferramenta de Gestão do Conhecimento. |
| Abstract: | The objective of this study is to evaluate the influence of corporate education and the use of EAD as tools for knowledge management in the Instituto Nordeste Cidadania. The research started with the following question: What is the influence of Corporate Education and the use of EAD as tools for Knowledge Management in the Instituto Nordeste Cidadania? Methodologically, an exploratory and descriptive study was used. As for the approach, it took the quantitative vein. As a data collection instrument, two questionnaires of the closed type were used, which have in their construction, questions of closed answers, allowing thus, to obtain answers that make possible the comparison with other instruments of data collection. At the end of the study, according to the results obtained through the analysis of the questionnaires 01 and 02, it was verified that the management of the knowledge linked to the EAD provided a more efficient and effective reach to the management practices with regard to the decision making in the organizations. Thus, the teaching model used in the INEC proposal has been used in a satisfactory way and that the organization values not only the quality of the material offered to the trainees, but also the practices adopted by the organization to use the EAD as a tool of Knowledge Management. |
| Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Educação a distância Educação corporativa |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16311 |
| Data do documento: | 29-Out-2018 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AGO05112019.pdf | 689,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
