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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Damiana Gambarra-
dc.date.accessioned2017-07-11T13:08:19Z-
dc.date.available2015-02-27-
dc.date.available2017-07-11T13:08:19Z-
dc.date.issued2015-02-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1631-
dc.description.abstractThe adapted sports and assistive technologies contribute to occupational performance of people with disabilities, creating new possibilities to push boundaries and develop new skills and capabilities in daily life. The aim of this study was to assess the demand for assistive technologies in adapted sports and everyday life activities of athletes adapted sports Universidad Federal the Paraiba; and the degree of ability to perform activities of daily living and identify their occupational roles. For data collection, the researcher applied a questionnaire featuring the profile of athletes and accessibility conditions in sports and in everyday life; Instruments and Health Assessment Questionnaire (HAQ) and the Desktop ID List for Occupational with 10 athletes study participants. As a result, it was found that the subjects have such equipment for sports and everyday life, however, adaptations and new equipment requirements are necessary. To perform activities of daily living, investigated have mostly an inability to perform activities investigated by Health Assessment Questionnaire. And in the identification of occupational roles, at present, are more played the roles of athlete, friend and hobby/amateur, highlighting the claim in resume in the future roles of volunteer, student, worker, family member, athlete and participant in organizations, assigned as "very important" in the occupational roles ID list. Finally, it can be concluded that the practice of sport can provide feedback and gain new occupational roles, overcoming disabilities and the development of skills and potential of people with disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by EDIVÂNIA SILVA (edivania_sol@hotmail.com) on 2017-07-11T13:08:19Z No. of bitstreams: 2 DGS 27022015.pdf: 1883313 bytes, checksum: b2193f0cbfadc74bf91cd71831720922 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectEsporte Adaptadopt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectPessoa Deficientept_BR
dc.titlePapeis ocupacionais desempenhados e identificação das tecnologias assistivas utilizadas pelos para-atletas do esporte adaptado da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Cláudia Regina Cabral-
dc.description.resumoO esporte adaptado e as tecnologias assistivas contribuem para o desempenho ocupacional das pessoas com deficiência, criando novas possibilidades em ultrapassar limites e desenvolver novas habilidades e potencialidades no cotidiano. O objetivo desse estudo foi verificar a demanda de tecnologias assistivas no esporte adaptado e atividades de vida cotidiana dos atletas do esporte adaptado da Universidade Federal da Paraíba; bem como o grau de capacidade para realização das atividades de vida diária e identificar os seus papeis ocupacionais. Para coleta de dados, o pesquisador aplicou um questionário caracterizando o perfil dos atletas e suas as condições de acessibilidade ao esporte e no cotidiano; e os Instrumentos Health Assessment Questionnaire (HAQ) e a Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais com 10 para-atletas participantes do estudo. Como resultados, identificou-se que os sujeitos dispõem destes equipamentos para a prática esportiva e para o cotidiano, contudo, são necessárias adequações e prescrições de novos equipamentos. Para realização de atividades de vida diária, os investigados apresentam em sua maioria alguma incapacidade para realização das atividades investigadas pelo Health Assessment Questionnaire. E na identificação dos papeis ocupacionais, no presente, são mais desempenhados os papeis de atleta, amigo e passatempo/amador, destacando-se a pretensão em reassumir no futuro os papeis de voluntariado, estudante, trabalhador, membro da família, atleta e participante em organizações, atribuídos como “muito importante” na lista de identificação de papeis ocupacionais. Por fim, concluí-se que a prática de esporte pode fornecer o retorno e o ganho de novos papeis ocupacionais, a superação de incapacidades e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades das pessoas com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
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