Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16362| Tipo: | TCC |
| Título: | Da implementação do ensino de sociologia às práticas docentes: o caso da sobreposição entre as carreiras de sociologia e de geografia numa escola estadual da Paraíba |
| Autor(es): | Silva, Rakel Rodrigues da |
| Primeiro Orientador: | Santos, Rita de Cássia Melo |
| Resumo: | No Brasil, o ensino de Sociologia nas escolas de Ensino Médio sempre enfrentou grandes adversidades resultantes da sua inserção, retirada e reinserção na grade curricular oficial. Após muitas lutas e reivindicações de sociólogos e estudantes de Sociologia, por meio da Lei de n° 11.684/2008, ocorreu a obrigatoriedade de inclusão da disciplina no currículo oficial do Ensino Médio. Entretanto, apesar de existir hoje esse respaldo legal, em muitas escolas a disciplina tem sido lecionada por professores com formação em outras licenciaturas. Ante o exposto, a pesquisa em tela ora apresentada teve como objetivo analisar como ocorre o ensino de Sociologia numa escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de São Miguel de Taipu que está sob a competência de professores de Geografia. Como metodologia de pesquisa desenvolvemos um estudo bibliográfico seguido de uma pesquisa de campo que teve como técnica de pesquisa entrevistas semi-estruturadas que contou com a participação de 02 educadores e 20 estudantes. Ao término da pesquisa foi possível compreender que a Sociologia é uma disciplina fundamental na formação cidadã dos educandos uma vez que trabalha conteúdos de grande relevância social para o desenvolvimento da criticidade e reflexibilidade nos alunos, por contemplar conteúdos pluridisciplinares. As entrevistas realizadas confirmaram que na escola campo de pesquisa os professores de Geografia lecionam a disciplina de Sociologia e que muitos alunos reconhecem a importância da disciplina e têm muitas queixas da forma como a mesma tem sido trabalhada no interior da instituição de ensino pesquisada. Essa adversidade fez com que muitos estudantes não demonstrassem ter nenhum conhecimento sobre o quanto a Sociologia é importante para compreendemos as transformações sociais e seus impactos na vida dos indivíduos. |
| Abstract: | In Brazil, the Sociology teaching in the schools of Secondary education always faced great resultant adversities of his insertion, retreat and reinsertion in the grill curricular official. After many struggles and claims of sociologists and students of Sociology, through the Law of n ° 11.684/2008, it took place to obligatoriness of inclusion of the discipline in the official curriculum of the Secondary education. Meantime, in spite of there is today this legal backrest, in many schools the discipline has been taught by teachers with formation in other degree courses. Before the exposed one, the inquiry in fabric well presented it had as I aim to analyse as the Sociology teaching takes place in a school of the State Net of Teaching of the city of Saint Miguel de Taipu who is under the teachers' Geography competence. Like inquiry methodology we develop a bibliographical study followed by a field work that took as a technique of inquiry semi-structured interviews that it counted with the participation of two educators and twenty students. To the end of the inquiry it was possible to understand that the Sociology is a basic discipline in the formation citizen of the educandos as soon as it works contents of great social relevance for the development of the criticidade and reflexibility in the pupils, because of contemplating contents pluridisciplinares. The fulfilled interviews confirmed that in the school inquiry field the teachers of Geography teach the discipline of Sociology and that many pupils recognize the importance of the discipline and have many complaints of the form like same it has been worked in the interior of the investigated institution of teaching. This adversity did so that many students did not demonstrate to know is left as for Sociology it is important for compreendemos the social transformations and his impacts in the life of the individuals. |
| Palavras-chave: | Educação Prática docente Sociologia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Sociologia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16362 |
| Data do documento: | 5-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RRS12112019.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
