Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacêdo, José Wilker de Lucena-
dc.date.accessioned2019-11-07T19:11:42Z-
dc.date.available2019-02-25-
dc.date.available2019-11-07T19:11:42Z-
dc.date.issued2019-07-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16380-
dc.description.abstractThe aim of this research is the analyze the Social and Emotional Competencies (SEC) of managers of Social Security Agencies (SSA). The theoretical framework was divided in three parts: a managerial action in the public sector, as managerial competences in the public service and the social and emotional competences. This last part is divided in the subsections: measurement of the CSE construct and the need for a scale to measure the CSE construct of managers. The methodology of this work has a qualitative, exploratory and descriptive approach, and it is divided in two stages: the group interview by a focus group and the application of a survey. The research was developed together with APS managers. In the first stage 16 managers participated and in the second stage 424 servers in management positions answered the questionnaire. The data obtained in the first stage were analyzed comprehensively and interpretatively, while the data of the stage were quantitative using SPSS and R software, which allowed the accomplishment of correlation analysis, reliability and confirmatory and exploratory factorial . The performance difference between the working and managerial groups may be more experienced and less experienced through the non-parametric Mann-Whitney test. The main result of this work was the validation of a scale to measure as CSE of APS managers. Some differences between groups for the socioemotional competences defined in the scale (emotional awareness, emotional regulation, teamwork, self-control and emotional creativity) are verified. The final scale has 25 items and can be validated in other professional contexts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-11-07T19:11:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1383899 bytes, checksum: 0353dda1ab645727ff87c6632d474e86 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-07T19:11:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1383899 bytes, checksum: 0353dda1ab645727ff87c6632d474e86 (MD5) Previous issue date: 2019-07-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectGerentespt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectINSSpt_BR
dc.subjectSocio-emotional competenciespt_BR
dc.subjectManagerpt_BR
dc.subjectPublic servicept_BR
dc.subjectINSS - Gerentes de atendimentopt_BR
dc.subjectPrevidência social - Ação gerencialpt_BR
dc.titleCompetências socioemocionais no serviço público: Um estudo com gerentes de atendimento do INSSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Anielson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405428972303042pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8616591389361536pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é analisar as Competências Socioemocionais (CSE) de gerentes de Agências da Previdência Social (APS). As competências socioemocionais são capacidades, habilidades e atitudes relacionadas ao processamento emocional que resultam em desempenho superior na vida pessoal e no trabalho. O referencial teórico foi dividido em três partes: a trajetória da ação gerencial no setor público, as competências gerenciais no serviço público e competências socioemocionais. Esta última parte se divide nas subseções: mensuração do constructo CSE e a necessidade de uma escala para mensurar o constructo CSE de gestores públicos. A metodologia deste trabalho tem caráter quali-quantitativo, exploratória e descritiva, e se divide em duas etapas: entrevista em grupo por meio de um focus group e aplicação de um questionário por meio de uma pesquisa do tipo survey. A pesquisa foi desenvolvida junto a gestores de APS. Na primeira etapa participaram 16 gestores e na segunda etapa 424 servidores em cargos de gestão de atendimento responderam o questionário. Os dados produzidos na primeira etapa foram analisados de forma compreensiva e interpretativa, enquanto que os dados da etapa quantitativa foram analisados por meio do software SPSS e do R, que subsidiaram a realização da análise de correlação, de confiabilidade e fatorial exploratória e confirmatória. Também foi verificada diferença de médias entre os grupos de gênero e gerentes mais experientes e menos experientes por meio do teste não paramétrico de Mann-Whitney. O principal resultado deste trabalho foi a validação de uma escala para medir as CSE de gerentes de APS. Também foram verificadas algumas diferenças entre grupos para as competências socioemocionais definidas na escala (consciência emocional, equilíbrio emocional, trabalho em equipe, autodomínio e criatividade emocional). As mulheres e os gestores mais experientes expressam determinadas competências socioemocionais com mais frequência que os homens e que os gestores menos experientes, respectivamente. A escala final possui 25 itens e poderá ser validada em outros contextos profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons