Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres, Anayse Helen Dionísio-
dc.date.accessioned2019-11-11T19:23:34Z-
dc.date.available2019-11-11T19:23:34Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16417-
dc.description.abstractMotivation and satisfaction are intrinsic variables to every human being. And that is perceived through professional obligations or even relationships personal. Understand how these variables interrelate and provoke certain attitudes in the human is one of the important aspects within the strategic planning and covering any area, both public and private. THE The objective is to analyze the motivational and satisfaction factors that permeate the activities of teachers in two higher education institutions in the city of João Pessoa. This one This work is justified by the scientific precision of understanding how these two aspects influence organizations, especially in the educational field. THE This research is characterized as being qualitative, considering that generally understand the profile of each respondent through a questionnaire; good how to deepen the knowledge of the opinions of each teacher researched through face-to-face interviews, which were described and used in the obtained results. It was noticed that one of the most motivating factors for teachers is the self-awareness and the perceived contribution to personal development and professional of each student; and as a satisfactory factor, there are in the cases of institution stability and wages that are compensatory. As for the factor demotivational, the devaluation of the teacher and the lack of some students; regarding the factor that causes dissatisfaction, in addition to salary related to private institutions, also the lack of structure in the researched institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2019-11-11T19:23:34Z No. of bitstreams: 1 AHDT11112019.pdf: 693707 bytes, checksum: ef042872bb56a2e1f9f72e1c3db8eb16 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-11T19:23:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AHDT11112019.pdf: 693707 bytes, checksum: ef042872bb56a2e1f9f72e1c3db8eb16 (MD5) Previous issue date: 2018-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectFatores motivacionaispt_BR
dc.titleMotivação e satisfação no ensino superior: perspectivas dos docentes em duas instituições, uma pública e outra privada em João Pessoa PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Paula Luciana Bruschi-
dc.description.resumoA motivação e a satisfação são variáveis intrínsecas a cada ser humano. E isso é percebido mediante as obrigações profissionais ou até mesmo os relacionamentos pessoais. Entender como essas suas variáveis se inter-relacionam e provocam determinadas atitudes no humano é um dos aspectos importantes dentro do planejamento estratégico e que abrange qualquer área, tanto pública quanto privada. O objetivo é analisar os fatores motivacionais e de satisfação que permeiam as atividades dos docentes em duas instituições de ensino superior no município de João Pessoa. Este trabalho se justifica pela precisão científica de entender a forma como estes dois aspectos influenciam nas organizações, principalmente no âmbito educacional. A pesquisa é caracterizada como sendo qualitativa, tendo em vista que se procurou entender de forma geral o perfil de cada respondente por meio de um questionário; bem como, aprofundar o conhecimento das opiniões de cada docente pesquisado através de entrevistas presenciais, as quais foram descritas e utilizadas nos resultados obtidos. Percebeu-se que um dos fatores mais motivacionais para os docentes é o autoconhecimento e a percepção de contribuição no desenvolvimento pessoal e profissional de cada discente; e como fator satisfatório, tem-se nos casos de instituição pública a estabilidade e o salário que são compensatórios. Já no que tange ao fator desmotivacional, citou-se muito a desvalorização do docente e a falta de interesse de alguns alunos; referente ao fator que causa insatisfação, além de salário relacionado a instituições privadas, também a falta de estrutura nas instituições pesquisadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AHDT11112019.pdf677,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.