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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16442
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Fernanda Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-11-13T16:51:08Z-
dc.date.available2018-11-08-
dc.date.available2019-11-13T16:51:08Z-
dc.date.issued2018-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16442-
dc.description.abstractThis work seeks to analyze the degree course in History PRONERA / UFPB, the repercussions in the process of building knowledge of some pedagogical specificities in the realization of the courses PRONERA - National Program of Education in Agrarian Reform and is organized as follows: initially we presented Education of the Field and its context in the Brazilian University we approach these pedagogical specificities from the theoretical point of view. As they emerged, what these new pedagogical theories propose and how, in practice, they are realized. Next, we analyze these specificities in the practical accomplishment of the course of Degree in History of the UFPB. We first started with a bibliographical review, specific on Field Education, Agrarian Question and PRONERA. Then we carry out a survey of the existing documentation about the course. Federal legislation, university resolutions, documents of the social movements and, above all, reports made by the coordinators of the CPP - Political Pedagogical Commission, detailing course realities that are objects of the research. As an important source of analysis as well, our experience in the course was used during all these stages. There are, in fact, original elements for, being more time opportune to study and perform deeper analysis. That is, we seek to bring forth, empirical elements and discursive aspects for future research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-11-13T16:51:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FRB08112018.pdf: 1032331 bytes, checksum: 7c89cee54173024557fd7762b12622f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-13T16:51:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FRB08112018.pdf: 1032331 bytes, checksum: 7c89cee54173024557fd7762b12622f6 (MD5) Previous issue date: 2018-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMovimentos sociais do campopt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.titleDimensões sociopedagógicas do Curso de Licenciatura em História do PRONERA na Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Toscano, Geovania da Silva-
dc.contributor.advisor2Costa, José Jonas Duarte da-
dc.description.resumoEsse trabalho busca analisar o curso de Licenciatura em História PRONERA/UFPB, as repercussões no processo de construção do conhecimento de algumas especificidades pedagógicas na realização dos cursos PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e está organizado da seguinte maneira: inicialmente apresentamos a Educação do Campo e seu contexto na Universidade Brasileira abordamos essas especificidades pedagógicas do ponto de vista teórico. Como surgiram, a que se propõem essas novas teorias pedagógicas e como, na prática, se realizam. Em seguida, analisamos essas especificidades na realização prática do curso de Licenciatura em História da UFPB. Partimos inicialemente de uma revisão bibliográfica, específica sobre Educação do Campo, Questão Agrária e PRONERA. Em seguida realizamos levantamento da documentação existente sobre o curso. Legislação federal, resoluções da universidade, documentos dos movimentos sociais e, sobretudo, relatórios realizados pelos coordenadores das CPP – Comissão Política Pedagógica, detalhando realidades do curso que são objetos da pesquisa. Como fonte importante de análise também, foi utilizada nossa vivência no curso durante todas essas etapas. Há, de fato, elementos originais para, sendo oportunizado mais tempo se debruçar e realizar análises mais profundas. Ou seja, procuramos trazer à tona, elementos empíricos e aspectos discursivos para futuras pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

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