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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1644
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Barros, Natália da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-12T14:23:03Z | - |
dc.date.available | 2017-05-29 | - |
dc.date.available | 2017-07-12T14:23:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1644 | - |
dc.description.abstract | Full access and permanence of people with disabilities in school is not yet a reality. Various cultural, political and social factors contribute to the maintenance of this difficulty, including the denial of the right of access to education, which may be one of factors contributing to the low rate of people with disabilities in the labor market and / or With lower incomes than people without disabilities. The objective of this work is to problematize, from the academic and academic history of the author, on the challenges for the permanence of the disabled person in the public school and the public university. It is a qualitative research whose first step was to rescue memories after building a school diary, from it to identify thematic axes that were bullying, the role of the teacher and the tutor, the role of the family, capacity for resilience, processes of exclusion Within the school, interpersonal relationships, public / social policies of special education in the perspective of school inclusion and access permanence: from basic education to higher education based on these, conduct bibliographical research and records to then come to the final considerations. It is possible to observe a positive relationship between the development of resilience characteristics and the improvement of school performance with greater family supervision, greater social support and better relationships with friends and teachers, cooperating to confirm the hypothesis that individuals with resilience characteristics More internal and external resources that can lead them to overcome school failure. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by EDIVÂNIA SILVA (edivania_sol@hotmail.com) on 2017-07-12T14:23:03Z No. of bitstreams: 2 NSB 29052017.pdf: 707534 bytes, checksum: 6c2016cd22097ff523cd3b2129e7ae24 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-12T14:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 NSB 29052017.pdf: 707534 bytes, checksum: 6c2016cd22097ff523cd3b2129e7ae24 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-05-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com Deficiência | pt_BR |
dc.title | Permanência na escola: um desafio na trajetória escolar da pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Joana Rostirolla Batista de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5500071723727109 | pt_BR |
dc.description.resumo | O pleno acesso e a permanência da pessoa com deficiência na escola não é, ainda, uma realidade. Diversos fatores culturais, políticos e sociais contribuem para a manutenção desse quadro de dificuldade, incluindo a negação do direito de acesso à educação, podendo ser este um dos fatores que contribuem para o baixo índice de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho e/ou com rendimentos inferiores aos das pessoas sem deficiência. O objetivo desse trabalho é problematizar, a partir da história escolar e acadêmica da autora, sobre os desafios para a permanência da pessoa com deficiência na escola pública e na universidade pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja primeira etapa foi resgatar as memórias depois construir um diário escolar, a partir dele identificar eixos temáticos que foram bullying, o papel do professor e do preceptor, o papel da família, capacidade de resiliência, processos de exclusão dentro da escola, relacionamentos interpessoais, políticas público-sociais de educação especial na perspectiva da inclusão escolar e acesso e permanência: da educação básica ao ensino superior com base nesses, realizar pesquisas bibliográficas e fichamentos para, então, chegar às considerações finais. É possível observar uma relação positiva entre o desenvolvimento de características de resiliência e a melhoria do desempenho escolar com maior supervisão familiar, maior apoio social e melhores relacionamentos com amigos e professores, cooperando para a confirmação da hipótese de que indivíduos com características de resiliência demonstram ter mais recursos internos e externos que podem levá-los à superação do fracasso escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
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dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
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