Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Jefferson Cruz de-
dc.date.accessioned2019-11-13T18:11:48Z-
dc.date.available2019-11-13T18:11:48Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16455-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2019-11-13T18:11:48Z No. of bitstreams: 1 JCA13112019.pdf: 717585 bytes, checksum: 65e2b47049c746fe5a038dfa7aed80c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-13T18:11:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JCA13112019.pdf: 717585 bytes, checksum: 65e2b47049c746fe5a038dfa7aed80c6 (MD5) Previous issue date: 2018-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectBusiness Intelligencept_BR
dc.subjectVisualização de dadospt_BR
dc.titleImplantação de uma solução de BI na gestão da educação a distância: Um relato de experiência sobre a UEAD-UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, José Jorge-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a implantação de um sistema de Business Intelligence (BI), para realizar o gerenciamento do engajamento dos docentes da Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba (UEAD-UFPB). O problema foco da pesquisa está na definição de dashboards que representem o engajamento dos professores e tutores que fazem parte da comunidade acadêmica dos cursos a distância da UFPB, de maneira que viabilize a visualização de dados de forma rápida e assertiva. O objetivo principal visou a implantação de uma solução de BI baseada em uma ferramenta OLAP, através do software Microsoft Power BI. O modelo de inovação proposto demonstra a criação do dashboard de análise que servirá como ferramenta chave para a tomada de decisões baseadas em evidências a partir de dados extraídos do banco de dados da plataforma utilizada por docentes e discentes para execução de suas atividades acadêmicas. Justifica-se com intuito de trazer melhorias para a gestão da unidade, dada a não existência de outro método de averiguação. O dashboard foi construído de forma a ser um dos primeiros passos na gestão de informações da UEAD, abrindo espaço para novas pesquisas na área e demonstrando a importância da utilização de métodos de análise dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCA13112019.pdf700,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.