Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16455Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Assis, Jefferson Cruz de | - |
| dc.date.accessioned | 2019-11-13T18:11:48Z | - |
| dc.date.available | 2019-11-13T18:11:48Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16455 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2019-11-13T18:11:48Z No. of bitstreams: 1 JCA13112019.pdf: 717585 bytes, checksum: 65e2b47049c746fe5a038dfa7aed80c6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-13T18:11:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JCA13112019.pdf: 717585 bytes, checksum: 65e2b47049c746fe5a038dfa7aed80c6 (MD5) Previous issue date: 2018-10-29 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
| dc.subject | Business Intelligence | pt_BR |
| dc.subject | Visualização de dados | pt_BR |
| dc.title | Implantação de uma solução de BI na gestão da educação a distância: Um relato de experiência sobre a UEAD-UFPB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dias, José Jorge | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a implantação de um sistema de Business Intelligence (BI), para realizar o gerenciamento do engajamento dos docentes da Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba (UEAD-UFPB). O problema foco da pesquisa está na definição de dashboards que representem o engajamento dos professores e tutores que fazem parte da comunidade acadêmica dos cursos a distância da UFPB, de maneira que viabilize a visualização de dados de forma rápida e assertiva. O objetivo principal visou a implantação de uma solução de BI baseada em uma ferramenta OLAP, através do software Microsoft Power BI. O modelo de inovação proposto demonstra a criação do dashboard de análise que servirá como ferramenta chave para a tomada de decisões baseadas em evidências a partir de dados extraídos do banco de dados da plataforma utilizada por docentes e discentes para execução de suas atividades acadêmicas. Justifica-se com intuito de trazer melhorias para a gestão da unidade, dada a não existência de outro método de averiguação. O dashboard foi construído de forma a ser um dos primeiros passos na gestão de informações da UEAD, abrindo espaço para novas pesquisas na área e demonstrando a importância da utilização de métodos de análise dados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Administração | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JCA13112019.pdf | 700,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
