Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoutinho, Gabriela Lucena de Oliveira Coutinho-
dc.date.accessioned2019-11-13T18:27:25Z-
dc.date.available2018-06-22-
dc.date.available2019-11-13T18:27:25Z-
dc.date.issued2018-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16456-
dc.description.abstractContemporary Brazilian cinema is filled with independent films that break the rules of industrial cinema. Despite of the difficulties of categorising this production due to its form and content diversity, it is clear that from 2010 onwards tjere is a different film circuit, legitimated by the critics and film festivals, thus giving rise to another notion of authorship for the contemporary cinema. This research intends to analyze through the film O Som ao Redor (2012) by the film-maker Kleber Mendonça Filho one of the forms that the author-function, a term I leant from Michel Foucault, presents itself currently in the Brazilian cinematographic production. Within this trend, we will see that authorship still requires a certain political stance of deconstruction of traditional, or even industrials, filmmaking models, existing and operating in a updated, contemporary way, within the tension between trend and quality, according to Walter Benjamin - in this case, authorial trend and comercial trend.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-11-13T18:27:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GLOC22062018.pdf: 1734385 bytes, checksum: 5379425fcd6e4583af35ece45974c438 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-13T18:27:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GLOC22062018.pdf: 1734385 bytes, checksum: 5379425fcd6e4583af35ece45974c438 (MD5) Previous issue date: 2018-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectCinema brasileiro contemporâneopt_BR
dc.subjectO Som ao Redorpt_BR
dc.subjectFunção-autorpt_BR
dc.titleA autoria no cinema contemporâneo brasileiro: o caso de o som ao redorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral Júnior, Aécio da Silva-
dc.description.resumoO cinema brasileiro contemporâneo está recheado de filmes independentes que rompem com as normas do cinema industrial. Apesar das dificuldades de categorizar essa produção devido a sua diversidade em termos de forma e conteúdo, é evidente que temos dos anos de 2010 em diante um circuito outro de filmes, sendo legitimado pela crítica e por determinados festivais de cinema, criando outra noção de autoria para o cinema contemporâneo. A presente pesquisa busca analisar através do filme O Som ao Redor (2012), do cineasta Kleber Mendonça Filho, uma das formas em que a função-autor, nos termos de Michel Foucault, se apresenta hoje na produção cinematográfica brasileira. De tal forma, veremos que a autoria requer ainda certa postura política de desconstrução dos modelos tradicionais, ou melhor, industriais, de se fazer cinema, existindo e operando, de maneira atualizada no contemporâneo, dentro da tensão entre tendência e qualidade problematizada por Walter Benjamin - no caso específico deste estudo, tendência autoral e tendência comercial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLOC22062018.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons