Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGico, Myrella Barbosa Dantas-
dc.date.accessioned2019-11-18T13:26:54Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2019-11-18T13:26:54Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16477-
dc.description.abstractThe project of completion of the Design course to which this report refers brings as its main approach the adaptation of tools used by children with low vision in school phase, in order to provide greater accessibility in several ways. One of the pillars of this project is the diffusion of an open platform tool that is totally susceptible to change, without a fixed value, because it was thought to be fully adaptable. The project was based on two teaching methods, Reggio Emilia and Montessori, both promote the autonomy of children in their learning processes, taking into account the difficulties faced by children with low vision within the school, the product developed aims provide autonomy to these students, but not only for them, because the teaching methods that guide the work also promote the collective. This is not a project that is also based on universal design, exclusive for all and non-inclusive projects. The intent of this product is to provide children, with or without low vision, interactions beyond the classroom and beyond school contexts, this project has social and educational pretensions at its main base in the search for a free and collective education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-11-18T13:26:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MBDG30092019.pdf: 6387649 bytes, checksum: 8d1f0a2b0a7c54a01d6efd9fd9bc2bfb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-18T13:26:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MBDG30092019.pdf: 6387649 bytes, checksum: 8d1f0a2b0a7c54a01d6efd9fd9bc2bfb (MD5) Previous issue date: 2019-09-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectLow visionpt_BR
dc.titleEmília: mesa de luz para crianças com baixa visãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Francisco Islard Rocha de-
dc.description.resumoO projeto de conclusão do curso de Design ao qual este relatório refere-se traz como abordagem principal a adaptação de ferramentas utilizadas por crianças com baixa visão em fase escolar, com o intuito de proporcionar uma maior acessibilidade em diversos sentidos. Um dos pilares deste projeto é a difusão de uma ferramenta em plataforma aberta, e totalmente suscetível a alterações, sem um valor fixo, pois foi pensada para ser totalmente adaptável. O projeto fundamentou-se em dois métodos de ensino, o Reggio Emilia e o Montessoriano, ambos promovem a autonomia da criança em seus processos de aprendizado, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelas crianças com baixa visão dentro do âmbito escolar, o produto desenvolvido visa proporcionar autonomia a estes escolares, porém não só para eles, pois os métodos de ensino que norteiam o trabalho também promovem a coletividade. Este é um projeto que se baseia também no design universal, projetos para todos e não inclusivos exclusivos. A intenção deste produto é proporcionar às crianças, com ou sem baixa visão interações além da sala de aula e além dos contextos escolares, este projeto tem pretensões sociais e educacionais em sua base principal na busca de uma educação coletiva e livre.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDesignpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBDG30092019.pdf6,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons