Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Thainá Espínola-
dc.date.accessioned2019-11-18T14:00:10Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2019-11-18T14:00:10Z-
dc.date.issued2019-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16479-
dc.description.abstractCeramics have been utilized in the foundation of utensils from the dawn of civilization to the present day, continuously evolving in terms of technology and persistently being modernized in regards to their purposes of use. This material is extensively used as a support for aesthetic enhancement, including ornamenting artifacts and utensils, and being used as coating in construction. Presently, Brazil has one of the largest and most relevant ceramic tile industries in the world. However, despite the increase in investments in design promoted by the industry, it remains that there is still a great European influence in the design of Brazilian products. In considering the appreciation of Brazilian culture and its aesthetic identity, this project aims at using the guidelines and techniques related to Surface Design, as well as its relevance in the coating sector as a tool to promote the identity of Brazilian design through ceramic coating. In addition, using the GODP methodology (Project Development Orientation Guide) and seeking the development of an original product, which distances itself from the aesthetic stereotype related to the culture of Brazil. Through the design process, the result is a ceramic coating plate with sensory and decorative appeal that does not forfeit its functionality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-11-18T14:00:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TEG30092019.pdf: 6129432 bytes, checksum: 8269f6b1056e4b1926c1f9406673764f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-18T14:00:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TEG30092019.pdf: 6129432 bytes, checksum: 8269f6b1056e4b1926c1f9406673764f (MD5) Previous issue date: 2019-09-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectRevestimento em cerâmicapt_BR
dc.subjectCerâmica brasileirapt_BR
dc.subjectCeramic tilept_BR
dc.subjectBrazilian ceramicspt_BR
dc.titleDesign de superfície: valorizando a identidade do design brasileiro por meio do desenvolvimento de revestimento cerâmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Francisco Islard Rocha de-
dc.contributor.advisor-co1Díaz Merino, Eugenio Andrés-
dc.description.resumoA cerâmica tem sido um material utilizado desde as primeiras civilizações na conformação de utensílios até os dias atuais, evoluindo em termos de tecnologia e sendo constantemente inovada na relação com suas finalidades de uso, este material é amplamente utilizado como suporte da valorização estética, sendo ornamentado em artefatos e utensílios, ou utilizado como revestimentos em construções. Atualmente, o Brasil tem uma das maiores e mais relevantes indústrias de revestimentos cerâmicos no mundo, mesmo no crescente investimento em design promovido pelas empresas do setor no país ainda é possível perceber uma grande influência europeia no design dos produtos brasileiros. Tendo em vista a valorização da cultura e da identidade estética brasileira, este projeto tem como objetivo utilizar das diretrizes e técnicas ligadas ao Design de superfície, assim como sua relevância no setor de revestimentos enquanto ferramenta de promoção da identidade do design brasileiro através de um revestimento cerâmico. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizando o método GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos) e buscando o desenvolvimento de um produto original, que se distancie do estereótipo estético ligado a cultura do Brasil. Por meio do processo projetual obtendo-se como resultado uma placa de revestimento cerâmico com apelo sensorial e decorativo sem abrir mão de sua funcionalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDesignpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEG30092019.pdf5,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons