Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Michelline Christina de Paula-
dc.date.accessioned2019-11-20T14:11:05Z-
dc.date.available2017-09-26-
dc.date.available2019-11-20T14:11:05Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16525-
dc.description.abstractWe emphasize that toys can represent functions of mediating documents during the reading process. Thus, toy libraries are privileged places to insert playfulness, from reading, contributing to the teaching and learning of children. These places must be prepared so that the toys can be used with maximum potential. Therefore, this research goes straight to the question: What is the relevance of the toys as an educational document during reading activities at toy libraries? In this way, the general objective of the research is: to identify the relevance of the toy as an educational document during activities of reading at toy libraries. In order to meet the general objective, we can establish as specific objectives: historically contextualize the toys as educational documents and the toy libraries as educational places; to identify the activities of toy libraries; to identify the relationship between toy libraries and reading activities. It is a bibliographical and descriptive research, with a qualitative approach. It was contemplated in the theoretical basis, the historical context of the toy, the toy as a document and the toy library as a mediating place during the process of teaching and learning that makes easier to conduct the reading process. Thus, it is concluded that the toy is an important document for the insertion of activities not only for reading, but writing as itself, being able to influence the abilities and progress of the child, providing playfulness and learning. It is pertinent that librarians enhance play activities with toys by interacting with and stimulating learning at school libraries.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2019-11-20T14:11:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCPS20112019.pdf: 716173 bytes, checksum: 12202f8d2312501f9732bc877c68f7db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-20T14:11:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCPS20112019.pdf: 716173 bytes, checksum: 12202f8d2312501f9732bc877c68f7db (MD5) Previous issue date: 2016-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocumentopt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectBrinquedotecapt_BR
dc.subjectLeitura lúdicapt_BR
dc.titleO papel da brinquedoteca na educação infantil: o brinquedo enquanto documentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Ediane Toscano Galdino de-
dc.description.resumoEnfatiza que os brinquedos podem representar a função de um documento mediador no processo de leitura. Dessa forma, as brinquedotecas são espaços privilegiados no sentido de inserir a ludicidade, a partir da leitura, contribuindo com o ensino e a aprendizagem de crianças. Esses espaços devem estar preparados para que o brinquedo seja aproveitado com maestria. Nesse contexto, esta pesquisa direciona para a seguinte questão: Qual a relevância do brinquedo enquanto documento educativo nas atividades de leitura em brinquedotecas? Nesta direção, a pesquisa tem como objetivo geral: identificar a relevância do brinquedo enquanto documento educativo nas atividades de leitura em brinquedotecas. No sentido de atender ao objetivo geral, pode-se estabelecer como os objetivos específicos: contextualizar historicamente o brinquedo como documento educativo e a brinquedoteca como espaço educativo; identificar as atividades de brinquedotecas; identificar a relação brinquedoteca e leitura. Constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa. Foi contemplado na fundamentação teórica, o contexto histórico do brinquedo, o brinquedo enquanto documento e a brinquedoteca como espaço mediador no processo de ensino e aprendizagem que possibilita facilitar a condução do processo da leitura. Conclui-se portanto que o brinquedo é um documento importante na inserção das atividades não só da leitura, mas da escrita, podendo influenciar nas habilidades e desenvolvimento da criança, proporcionando o lúdico, o brincar e o aprender. É pertinente que os bibliotecários potencializem as atividades lúdicas com brinquedos interagindo e estimulando o aprendizado em bibliotecas escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCPS20112019.pdf699,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons