Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16530
Tipo: | TCC |
Título: | SERVIÇO SOCIAL, VIOLÊNCIA ESCOLAR E GÊNERO: OS DESAFIOS NA ABORDAGEM DA PLURALIDADE SEXUAL NA ESCOLA |
Autor(es): | DANTAS, Joelton Enilson |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Valéria Costa Aldeci de |
Resumo: | O presente trabalho consiste em promover uma reflexão acerca da violência na escola, tendo como objetivo principal discutir quanto a violência de gênero e a pluralidade sexual no contexto escolar, considerando os diversos obstáculos no processo de abordagem da temática no referido ambiente. A observação da prática profissional durante o estágio supervisionado, foi de extrema importância para compreender a real necessidade de produzir um projeto de enfrentamento à violência. A metodologia utilizada na produção do trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental, além da elaboração e execução do projeto de intervenção realizado na EMEF Aruanda, que se deu através da sistematização dos dados e de materiais que pudessem chamar a atenção dos alunos e de forma didática, suscitar a discussão do tema, como o painel, a exibição de vídeos, palestras, rodas de conversa e dinâmicas. No contexto do cotidiano escolar, foi possível observar o fenômeno da violência na escola como uma das principais demandas postas ao assistente social, reforçando a necessidade de um trabalho voltado ao enfrentamento da problemática. |
Abstract: | El presente trabajo consiste en promover una reflexión sobre la violencia en la escuela, teniendo como objetivo principal, debatir sobre la violencia de género y la pluralidad sexual en el contexto escolar, considerando los diversos obstáculos en el proceso de abordar el tema en el entorno referido. Observar la práctica profesional durante la pasantía supervisada fue extremadamente importante para comprender la necesidad real de producir un proyecto para enfrentar la violencia. La metodología utilizada en la elaboración del trabajo es el resultado de una investigación bibliográfica y documental, además de la elaboración y ejecución del proyecto de intervención llevado a cabo en EMEF Aruanda, que se llevó a cabo a través de la sistematización de los datos, además de la elaboración de materiales que pudieran llamar la atención del estudiantes y didácticamente, despiertan la discusión del tema, como el panel, la exhibición de videos, conferencias, ruedas de conversación y dinámicas. En el contexto de la vida diaria de la escuela, fue posible observar el fenómeno de la violencia en la escuela como una de las principales demandas que se le imponen al trabajador social, lo que refuerza la necesidad de un trabajo dirigido a abordar el problema. |
Palavras-chave: | Serviço Social Violência Escolar Educação Sexualidade Gênero |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Serviço Social |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16530 |
Data do documento: | 30-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JED30092019.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons