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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16564
Tipo: Dissertação
Título: Auditoria interna como instrumento de gestão pública: análise da sua utilização pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Autor(es): Souza, Sérgio Ricardo Figueiredo de
Primeiro Orientador: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Resumo: As Auditorias Internas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) tornaram-se imprescindíveis, face ao apoio dado as diversas ações gerenciais das Universidades e Institutos Federais na busca pela correta execução de seus orçamentos. Realizando um controle preventivo “in loco”, deixou de lado os procedimentos tipicamente fiscalizatórios e punitivos e passou a agir efetivamente na gestão, gerando eficiência administrativa e contribuindo no alcance dos objetivos institucionais. Sem praticar atos de gestão, a auditoria interna surge como importante ferramenta de gestão pública com suas atividades permanentemente voltadas para a avaliação dos controles internos e consultoria aos gestores. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo geral analisar a utilização da auditoria interna como instrumento de gestão pública nas Unidades de Auditoria Interna da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e como objetivos específicos: apresentar a configuração da estrutura da Unidade de Auditoria Interna da UFPB e da UFRN quanto às instalações físicas, recursos humanos, materiais e tecnológicos; apresentar os procedimentos e as atividades realizadas pelas Unidades de Auditoria Interna da UFPB e da UFRN, tomando como parâmetro o Relatório de Gestão, o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) e Relatório Anual das Atividades de Auditoria Interna –(RAINT) das respectivas IFES, referente aos exercícios de 2015, 2016 e 2017, e Relatórios de Avaliação das Auditorias Internas realizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU); e apresentar e analisar o Módulo: Auditoria e Controle Interno, investigando sua utilização pela Auditoria Interna da UFRN e seus reflexos para a gestão. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa quanto a natureza caracteriza-se como descritiva, utilizando como técnica de coleta de dados a pesquisa documental, bibliográfica e de campo, seguindo um roteiro de observação previamente elaborado e aplicado “in loco” na UFPB e UFRN. Os resultados da pesquisa mostraram que as auditorias internas mesmo com suas atribuições desenvolvidas que refletem positivamente no progresso da qualidade do gasto público, com a eliminação de desperdício e melhoramento crescente na gestão dos processos, são subutilizadas pelos gestores. Ficou também evidenciado, a importância e necessária utilização do Módulo: Auditoria e Controle Interno, como ferramenta indispensável que agrega valor tanto para a gestão como no desenvolvimento dos trabalhos da auditoria interna da UFRN, onde recomendamos a sua implantação na auditoria interna da UFPB.
Abstract: The Internal Audits in the Federal Institutions of Higher Education (IFES) have become essential, given the support given to the various managerial actions of the Universities and Federal Institutes in the search for the correct execution of their budgets. Carrying out a preventive control "in loco", left aside the typically supervisory and punitive procedures and began to act effectively in management, generating administrative efficiency and contributing to the achievement of institutional objectives. Without practicing management acts, the internal audit emerges as an important tool of public management with its activities permanently focused on the evaluation of internal controls and consulting to managers. In this perspective, the general objective of the research was to analyze the use of internal audit as a public management instrument in the Internal Audit Units of the Federal University of Paraíba (UFPB) and the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), and as specific objectives: to present the configuration of the structure of the Internal Audit Unit of the UFPB and the UFRN in terms of physical facilities, human resources, materials and technology; present the procedures and activities performed by the Internal Audit Units of UFPB and UFRN, taking as parameters the Management Report, the Annual Internal Audit Plan (PAINT) and the Annual Report on Internal Audit Activities (RAINT) of the respective IFES, for the years 2015, 2016 and 2017, and Evaluation Reports on Internal Audits performed by the Federal Audit Court (TCU) and the General Comptroller's Office (CGU); and present and analyze the Module: Audit and Internal Control, investigating its use by the Internal Audit of UFRN and its effects on management. With a qualitative approach, the research as to nature is characterized as descriptive, using as data collection technique the documentary, bibliographic and field research, following an observation script previously prepared and applied "in loco" at UFPB and UFRN. The results of the research showed that the internal audits, even with their developed attributions that reflect positively on the progress of the quality of public spending, with the elimination of waste and increasing improvement in the management of processes, are underutilized by managers. It was also evidenced the importance and necessary use of the Module: Internal Audit and Control, as an indispensable tool that adds value to both the management and the development of the work of the internal audit of UFRN, where we recommend its implementation in the internal audit of UFPB.
Palavras-chave: Auditoria Interna
Gestão Pública
Controle Interno
UFPB
UFRN
Internal Audit
Public Management
Internal Control
Auditoria interna - Ensino Superior - Instituições Federais
UFPB/UFRN
Gestão pública
Auditoria e controle interno
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16564
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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