Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAdad, Bárbara Denise Carneiro-
dc.date.accessioned2017-07-18T21:02:58Z-
dc.date.available2016-12-02-
dc.date.available2017-07-18T21:02:58Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1657-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the G-PEC as an instrument of Brazilian foreign policy for the African continent, seeking to understand the program, its relation with foreign policy and Brazilian interests in cooperating with the continent. For this purpose, bibliography and official documentation about the program, South-South cooperation, Brazilian foreign policy and the relationship between Brazil and Africa were used. The relationship between Brazil and the African continent dates from the Brazilian colonial period and the slave trade. The African continent has played a central role in Brazilian foreign policy in the 21st century through the discourses of historical debt, solidarity, and mutual development and cultural similarity. Understood and used by Brazil as an instrument of its foreign policy to promote relations with the countries and regions of priority interest, South-South Cooperation gained prominence in the twenty-first century as an effective strategic option in promoting international development and in the projection of Brazilian Soft Power. Within South-South cooperation, Brazil develops educational cooperation that may be of an academic or technical nature. This work focuses on the Undergraduate Student Agreement - PEC-G, which is a Brazilian academic cooperation. Officially established in 1965, the PEC-G came to regulate the large number of foreign students who came to study in Brazil. Nowadays, with the majority of the students received being of African origin, the program is presented as a means of promoting economic development and political and cultural approximation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-07-18T21:02:58Z No. of bitstreams: 2 BDCA18072017.pdf: 3979621 bytes, checksum: b8c40565af5cb6c9adf0d818251e6f21 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-18T21:02:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 BDCA18072017.pdf: 3979621 bytes, checksum: b8c40565af5cb6c9adf0d818251e6f21 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-11-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPolítica externa brasileirapt_BR
dc.subjectRelações Brasil e Áfricapt_BR
dc.subjectPrograma Estudantes- Convênio de Graduaçãopt_BR
dc.subjectCooperação educacionalpt_BR
dc.titleA cooperação educacional na política externa brasileira para o continente africano: o Programa Estudante - Convênio de Graduaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1MINILLO, Xaman Korai Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488199Y3pt_BR
dc.contributor.referee1Bacarinni, Mariana Pimenta Oliveira-
dc.contributor.referee2Ferreira, Túlio Sérgio Henriques-
dc.description.resumoEsse trabalho se propõe a analisar o PEC-G enquanto instrumento da política externa brasileira para o continente africano, buscando compreender o programa, sua relação com a política externa e os interesses brasileiros em cooperar com o continente. Para tanto fez-se uso de bibliografia e documentação oficial acerca do programa, de cooperação sul-sul, política externa brasileira e a relação entre Brasil e África. É apresentada a relação entre o Brasil e o continente africano data do período colonial brasileiro e o comércio escravista. Tendo passado por dinâmicas de afastamento e aproximação, o continente africano tem papel central na política externa brasileira no século XXI através dos discursos de dívida histórica, solidariedade, busca pelo desenvolvimento mútuo e semelhança cultural. Compreendida e utilizada pelo Brasil como instrumento de sua política externa para promover relações com os países e regiões de interesse prioritários, a Cooperação Sul-Sul ganhou destaque no século XXI como opção estratégica eficaz na promoção do desenvolvimento internacional e na projeção de Soft Power brasileiro. Dentro da cooperação sul-sul o Brasil desenvolve a cooperação educacional que pode ser de caráter acadêmico ou técnico. Este trabalho se foca no Programa de Estudante-Convênio de Graduação – PEC-G, que é uma cooperação brasileira de caráter acadêmico. Instituído oficialmente em 1965, o PEC-G surgiu para regulamentar o grande número de estudantes estrangeiros que vinham cursar suas graduações no Brasil. Atualmente com a maioria dos estudantes recebidos tendo origem africana, o programa se apresenta como um meio de promoção do desenvolvimento econômico e de aproximação política e cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BDCA18072017.pdf3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons