Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Vinicius de Oliveira Araújo-
dc.date.accessioned2019-12-06T12:11:29Z-
dc.date.available2019-02-25-
dc.date.available2019-12-06T12:11:29Z-
dc.date.issued2018-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16627-
dc.description.abstractAugmented Reality (AR) is being more intense in everyday people’s life by many apps and electronic games. This research proposes to bring emergent technologies close to the Tourism sector and areas related to Creative Economy (CE). The main objective of this research is applying AR resources with QR Code and geolocation services to solve visitors and tourist’s problems that reaches Olinda (PE). From Qualitative Research, using critical act-research, by interviewing 39 tourists by non-deterministic method and meetings with representatives from Olinda’s City Hall to understand and apply Software Engineering and HCI (Human-centred Interaction) to purpose the MVP (Minimum Valuable Product). Problems at street signs, outdate information and imprecise, poor and simple description of products and services, worst relationship with foreigners due to lack of communication and underestimated potential of the technical resources amplifies the argument of the implementation of OlindART’s platform, not only in Olinda, but at any place in the World by geolocation and QR Code to signalization in real time. By the conclusion of OlindART’s platform perceives the possibility to finish problems presented at this research. The citizens dream to have access to high quality information about the city and the Olinda’s City Hall needs updated data to make assertive decisions about the public management.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-12-06T12:11:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 13680243 bytes, checksum: 120c089559b02faf690f450d2d80469b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-06T12:11:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 13680243 bytes, checksum: 120c089559b02faf690f450d2d80469b (MD5) Previous issue date: 2018-11-19en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
dc.subjectQR Codept_BR
dc.subjectEconomia Criativapt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectOlindapt_BR
dc.subjectAugmented Realitypt_BR
dc.subjectQR Codept_BR
dc.subjectCreative Economypt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectEconomia - Turismopt_BR
dc.subjectAplicativo Olindartpt_BR
dc.subjectEconomia criativa - Olinda/PEpt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.titleOlindart: conexão entre realidade aumentada (AR) e QR code para desenvolvimento e ampliação do alcance da produção da economia criativa da cidade de Olinda (PE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Becker , Valdecir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0361321038384701pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088833681279717pt_BR
dc.description.resumoA Realidade Aumentada (RA) torna-se cada dia mais presente no cotidiano das pessoas devido à utilização de vários aplicativos e jogos eletrônicos. Esta pesquisa busca aproximar tecnologias emergentes no setor de Turismo às áreas relacionadas com a Economia Criativa (EC), com objetivo de aplicar recursos de RA para implementar soluções visando os visitantes e turistas que chegam à cidade de Olinda (PE) e interagem com QR Code e geolocalização. A metodologia utilizada neste trajeto foi uma pesquisa qualitativa, interligada à pesquisa-ação, na qual foram entrevistados 39 turistas de forma não-determinística e com reuniões realizadas junto aos gestores da Prefeitura Municipal, para que fosse possível aplicar os conceitos da Engenharia de Software na definição dos requisitos voltados para o sucesso desta plataforma. Análises de Interação Humano-Computador (IHC) possibilitarão propor, já no Mínimo Produto Viável (MVP), soluções que atendam aos anseios dos entrevistados. Através dessas análises, foram encontrados problemas como: falta de sinalização, informações desatualizadas e imprecisas, falta de clareza na descrição de produtos e serviços, dificuldade de relacionamento por falta de informações em línguas estrangeiras além de pouca utilização de recursos tecnológicos. Estes aspectos detectados demonstram o potencial de aplicabilidade da plataforma OlindART, não apenas na cidade de Olinda, mas em qualquer local no mundo, visto que o mesmo utiliza recursos de geolocalização e QR Code para interação, que são atualizados em tempo real. Com a finalização da plataforma OlindART, espera-se sanar os problemas detectados pelos turistas e visitantes. Inclui-se ao grupo a população, que anseia por ter acesso à informação de qualidade e atualizada, e a Prefeitura Municipal de Olinda, que necessita de dados atualizados para tomadas de decisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal13,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons