Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16627
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Vinicius de Oliveira Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T12:11:29Z | - |
dc.date.available | 2019-02-25 | - |
dc.date.available | 2019-12-06T12:11:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16627 | - |
dc.description.abstract | Augmented Reality (AR) is being more intense in everyday people’s life by many apps and electronic games. This research proposes to bring emergent technologies close to the Tourism sector and areas related to Creative Economy (CE). The main objective of this research is applying AR resources with QR Code and geolocation services to solve visitors and tourist’s problems that reaches Olinda (PE). From Qualitative Research, using critical act-research, by interviewing 39 tourists by non-deterministic method and meetings with representatives from Olinda’s City Hall to understand and apply Software Engineering and HCI (Human-centred Interaction) to purpose the MVP (Minimum Valuable Product). Problems at street signs, outdate information and imprecise, poor and simple description of products and services, worst relationship with foreigners due to lack of communication and underestimated potential of the technical resources amplifies the argument of the implementation of OlindART’s platform, not only in Olinda, but at any place in the World by geolocation and QR Code to signalization in real time. By the conclusion of OlindART’s platform perceives the possibility to finish problems presented at this research. The citizens dream to have access to high quality information about the city and the Olinda’s City Hall needs updated data to make assertive decisions about the public management. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-12-06T12:11:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 13680243 bytes, checksum: 120c089559b02faf690f450d2d80469b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-06T12:11:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 13680243 bytes, checksum: 120c089559b02faf690f450d2d80469b (MD5) Previous issue date: 2018-11-19 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
dc.subject | QR Code | pt_BR |
dc.subject | Economia Criativa | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Olinda | pt_BR |
dc.subject | Augmented Reality | pt_BR |
dc.subject | QR Code | pt_BR |
dc.subject | Creative Economy | pt_BR |
dc.subject | Tourism | pt_BR |
dc.subject | Economia - Turismo | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo Olindart | pt_BR |
dc.subject | Economia criativa - Olinda/PE | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.title | Olindart: conexão entre realidade aumentada (AR) e QR code para desenvolvimento e ampliação do alcance da produção da economia criativa da cidade de Olinda (PE) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Becker , Valdecir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0361321038384701 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8088833681279717 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Realidade Aumentada (RA) torna-se cada dia mais presente no cotidiano das pessoas devido à utilização de vários aplicativos e jogos eletrônicos. Esta pesquisa busca aproximar tecnologias emergentes no setor de Turismo às áreas relacionadas com a Economia Criativa (EC), com objetivo de aplicar recursos de RA para implementar soluções visando os visitantes e turistas que chegam à cidade de Olinda (PE) e interagem com QR Code e geolocalização. A metodologia utilizada neste trajeto foi uma pesquisa qualitativa, interligada à pesquisa-ação, na qual foram entrevistados 39 turistas de forma não-determinística e com reuniões realizadas junto aos gestores da Prefeitura Municipal, para que fosse possível aplicar os conceitos da Engenharia de Software na definição dos requisitos voltados para o sucesso desta plataforma. Análises de Interação Humano-Computador (IHC) possibilitarão propor, já no Mínimo Produto Viável (MVP), soluções que atendam aos anseios dos entrevistados. Através dessas análises, foram encontrados problemas como: falta de sinalização, informações desatualizadas e imprecisas, falta de clareza na descrição de produtos e serviços, dificuldade de relacionamento por falta de informações em línguas estrangeiras além de pouca utilização de recursos tecnológicos. Estes aspectos detectados demonstram o potencial de aplicabilidade da plataforma OlindART, não apenas na cidade de Olinda, mas em qualquer local no mundo, visto que o mesmo utiliza recursos de geolocalização e QR Code para interação, que são atualizados em tempo real. Com a finalização da plataforma OlindART, espera-se sanar os problemas detectados pelos turistas e visitantes. Inclui-se ao grupo a população, que anseia por ter acesso à informação de qualidade e atualizada, e a Prefeitura Municipal de Olinda, que necessita de dados atualizados para tomadas de decisão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivototal | 13,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons