Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16633
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Wichers, Jamille Adriene Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T14:35:57Z | - |
dc.date.available | 2019-10-02 | - |
dc.date.available | 2019-12-06T14:35:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16633 | - |
dc.description.abstract | This paper proposes to analyze the possible interests of both actors involved in the establishment of border externalization policies, as it has occurred in the case of the 2016 EU-Turkey Readmission Deal. This work was intended to answer the interests of the actors that led to the signing of the Readmission Deal. For this, a qualitative, descriptive and exploratory research was conducted through the analysis of official organizational and governmental documents and reports, official numerical data, political speeches and academic literature. From this, it could be concluded the following interests. For the European Union, the signing of the Readmission Deal was essential to control the large migratory flows of Syrian refugees entering the European Union, as Turkey was considered the largest transit country for these refugees. For Turkey, at least four interests favored the implementation of the agreement. First, the need for financial aid to keep refugees within Turkey, as it is still the country with the largest number of refugees in the world. Second, Turkey was seeking visa liberalization to travel to the EU for its citizens. These two interests are spelled out in the Agreement, while the other two may be considered long-term objectives. Thus, the third is Turkey's interest in becoming a stronger regional actor. Finally, Turkey is interested in becoming part of the EU, a discussion that has been going on for over 30 years. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2019-12-06T14:35:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAPW06122019.pdf: 1310818 bytes, checksum: cee5c6741dfa1a1fd34b30d288071ae6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-06T14:35:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAPW06122019.pdf: 1310818 bytes, checksum: cee5c6741dfa1a1fd34b30d288071ae6 (MD5) Previous issue date: 2019-09-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Externalização de fronteiras | pt_BR |
dc.subject | Acordo de Devolução | pt_BR |
dc.subject | Migração | pt_BR |
dc.title | O processo de externalização de fronteiras europeias e o acordo de devolução com a Turquia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Aline Contti | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe analisar os interesses dos dois atores envolvidos no estabelecimento de políticas de externalização de fronteiras, como ocorreu no caso do Acordo de Devolução de 2016 para a UE e a Turquia. Esse trabalho tem como intenção central responder quais os interesses dos atores que levaram à assinatura do Acordo de Devolução. Para isso, foi realizado uma pesquisa de tipo qualitativa, descritiva e exploratória, por meio da análise de documentos e relatórios oficiais organizacionais e governamentais, dados numéricos oficiais, discursos políticos e literatura acadêmica. A partir disso, pôde-se concluir que diversos interesses estiveram envolvidos no acordo. Para a União Europeia, a assinatura do Acordo de Devolução foi essencial para controlar os grandes fluxos migratórios de refugiados sírios entrando no bloco europeu, uma vez que a Turquia foi considerada o maior país de trânsito desses refugiados. Para a Turquia, pelo menos quatro interesses favoreceram a implementação do acordo. Primeiramente, a necessidade de ajuda financeira para manter os refugiados dentro da Turquia, pois ainda é o país com maior número de refugiados do mundo. Segundo, a Turquia buscava a liberalização de vistos para viajar ao bloco para os seus cidadãos. Esses dois interesses estão explicitados no Acordo, enquanto os outros dois podem ser considerados objetivos de longo prazo. Assim, o terceiro é o interesse da Turquia de se um ator regional mais forte. E, por fim, a Turquia tem como interesse tornar-se parte da UE, discussão que ocorre há mais de 30 anos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAPW06122019.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons