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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16658
Tipo: Dissertação
Título: Inclusão educacional da criança com autismo: estudo das tecnologias assistivas para ambientes digitais de aprendizagem
Autor(es): Santos, Lucirino Fernandes
Primeiro Orientador: Dias, Adelaide Alves
Resumo: O direito à educação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) reflete movimentos de combate às injustiças socioeconômica e cultural que, historicamente, afetam as pessoas com deficiência, cenário que se buscou modificar a partir do paradigma dos direitos humanos, sendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) um dos mecanismos criados para garantir igualdade de oportunidades, isto diante de necessidades educacionais personalíssimas que encontram na tecnologia novas possibilidades. Disto, apresenta-se como problema de pesquisa: - Em que medida as tecnologias assistivas viabilizadas pelo acesso à internet contribuem para o processo de aprendizagem da criança autista na Educação Infantil e como estão sendo efetivadas as políticas públicas de direitos humanos para a inclusão destas pessoas no ambiente escolar? Como justificativa social, a pesquisa visa identificar falhas e melhorias na política pública destinada à inclusão social, gerando reflexos no exercício de cidadania e efetividade de direitos humanos de pessoas autistas, ao mesmo tempo em que revela a importância de promover uma educação em/para direitos humanos. Ainda, busca-se trazer uma reflexão acerca da atuação do professor de educação inclusiva, com reflexos na atual política da Educação Especial, fomentando-se o respeito à diversidade e combate à normatização do “diferente”. Igualmente, evidencia-se relevância jurídica em função do Estado brasileiro ter assumido compromissos internacionais, constitucionais e infraconstitucionais, produzindo-se conhecimento acerca da eficácia social das declarações normativas. Como objetivo geral, analisa-se se/como as políticas públicas destinadas à inserção de tecnologias assistivas na escola promovem inclusão e se existe reverberação no processo de aprendizagem da criança autista à luz do paradigma da educação inclusiva. Destaca-se como aporte teórico a Teoria da Redistribuição e do Reconhecimento, a Teoria Sócio-Histórica e a Teoria da Constitucionalização Simbólica. Assim, pretende-se contribuir para o debate sobre a regulação da tecnologia à luz dos direitos humanos envolvendo o direito à educação da pessoa com deficiência. Em relação ao método, optou-se por uma pesquisa exploratória, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Já em relação ao delineamento, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e empírica, com estudo de caso e método observacional conjugado com coleta de dados por aplicação de questionário, sendo sujeitos seis professores de educação inclusiva que atuam em salas de recursos multifuncionais. Adotou-se análise qualitativa com a correspondente interpretação dos dados, com ações desenvolvidas em três etapas: redução, exibição e conclusão/verificação. Conclui-se que as tecnologias assistivas que conformam ambientes digitais de aprendizagem se apresentam como mais um instrumento para o processo de ensino-aprendizado do autista, bem como que existem ações do Poder Público municipal para realização do AEE com uso destas ferramentas, contudo, ainda há necessidade de mitigar o fosso inclusivo diante de problemas na eficácia social normativa, que visa produzir aprendizagem significativa no processo de desenvolvimento do autista.
Abstract: The right to education of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) reflects movements against socioeconomic and cultural injustices that, historically, affects people with deficiency, a scenery that it was sought to be changed from the paradigm of human rights, being the Specialized Educational Assistance (SEA) one of the mechanisms created to guarantee opportunity equalities, in the face of highly personal educational necessities that find in technology new possibilities. Based on that it is presented as research problem: - in what extent assistive technologies enabled by internet access contribute to the learning process of autistic child in Early Childhood Education and how public policies of human rights are being made effective to include these people inside of school environment? As a social justification, the research has the intention to identify failures and improvements in the public policy for social inclusion, creating reflexes in the exercise of citizenship and effectiveness of human rights of the autistic person, while it reveals the importance of promoting one education in/for human rights. Yet, it seeks to bring a reflection about the performance of inclusive educational teacher, with repercussions in the current Special Education policy, promoting the respect to diversity and the fight to the normalization of the “different”. Equally, it is evident the legal relevance once Brazilian State has assumed international, constitutional and infra constitutional commitments, producing knowledge about the social efficiency of regulatory declarations. As a general objective, it is analyzed if/how public policies designed to the insertion of assistive technologies in the school promote inclusion and if there is reverberation in the learning process of autistic child on the light of inclusive education paradigm. It stands out as theoretical contribution the Redistribution and Recognition Theory, the Socio Historical Theory and the Symbolic Constitutionalization Theory. Thus, it is aimed to contribute to the debate on technology regulation on the light of human rights encompassing the right to education of disabled person. Regarding to method, it was chosen an exploratory research, with mixed approach (quantitative and qualitative). Yet, in relation to the outline, a bibliographical, documentary and empirical research was carried out, with field study and observational method conjugated with data collection by the application of a questionnaire, being subject six inclusive education teachers who work in classes of multifunctional resources. It was adopted qualitative analysis with the corresponding data interpretation, with actions developed in three steps: reduction, exhibition and conclusion/verification. As a conclusion it was shown that assistive technologies which conform digital learning environments are an additional instrument to the autistic teaching-learning process, as well as there are local Public Authority actions to the implementation of SEA with the use of these tools, although, there is still a need to mitigate the inclusive deep gap in the face of problems in the social normative efficiency that aims to produce meaningful learning in the autistic development process.
Palavras-chave: Políticas de Educação em Direitos Humanos
Educação Inclusiva
Atendimento Educacional Especializado
Transtorno do Espectro Autista
Tecnologias Assistivas
Human Rights Educational Policies
Inclusive Education
Specialized Educational Attendance
Autistic Spectrum Disorder
Assistive Technologies
Educação em Direitos Humanos - Políticas
Tecnologias Assistivas - Políticas Públicas - Direitos Humanos
Ambientes Digitais de Aprendizagem - Autismo
Atendimento Educacional Especializado - Autismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16658
Data do documento: 21-Mar-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

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