Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16659Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Renata Tatianne de Lima | - |
| dc.date.accessioned | 2019-12-16T10:20:57Z | - |
| dc.date.available | 2019-02-15 | - |
| dc.date.available | 2019-12-16T10:20:57Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16659 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-12-16T10:20:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RTLS15022019.pdf: 1124636 bytes, checksum: f7bf133e69abcbfcdf570879eaa7880d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-16T10:20:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RTLS15022019.pdf: 1124636 bytes, checksum: f7bf133e69abcbfcdf570879eaa7880d (MD5) Previous issue date: 2018-06-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Meditação - escola | pt_BR |
| dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - religião | pt_BR |
| dc.title | Espiritualidade não religiosa na escola: práticas meditativas no ambiente escolar | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ventura, Danielle | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho se baseia na pesquisa sobre o tema meditação no ambiente escolar com crianças e adolescentes, a fim de investigar os benefícios das práticas meditativas de modo geral e no âmbito educacional, observando-se, portanto a laicidade da prática. Para isso, foram feitas pesquisas de cunho teórico e de campo, sendo o campo explorado uma escola pública da grande João Pessoa, tendo por base a observância de aulas do ensino religioso a fim de captar nas aulas perspectivas da espiritualidade não religiosa e a aceitação da proposta de meditação, tendo em vista que o campo da meditação nas escolas de acordo com as pesquisas bibliográficas tem sido exercido por profissionais de outras áreas como pedagogia e educação física. No entanto, nosso objetivo aqui é mostrar iniciativas e resultados derivados da prática da meditação, porém abordando o conceito de meditação laica na expectativa de trazê-la também para as aulas do ensino religioso. Temos por base teórica, a abordagem filosófica de Michel Foucault, reforçando nossa ideia que a busca pelo autoconhecimento deve começar ainda na fase escolar, sendo, portanto a meditação um valioso instrumento a ser explorado independente de religião, pois a espiritualidade é algo inerente ao ser humano. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciência das Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Ciências das Religiões | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RTLS15022019.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
