Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Renata Tatianne de Lima-
dc.date.accessioned2019-12-16T10:20:57Z-
dc.date.available2019-02-15-
dc.date.available2019-12-16T10:20:57Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16659-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-12-16T10:20:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RTLS15022019.pdf: 1124636 bytes, checksum: f7bf133e69abcbfcdf570879eaa7880d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-16T10:20:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RTLS15022019.pdf: 1124636 bytes, checksum: f7bf133e69abcbfcdf570879eaa7880d (MD5) Previous issue date: 2018-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeditação - escolapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectEnsino - religiãopt_BR
dc.titleEspiritualidade não religiosa na escola: práticas meditativas no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ventura, Danielle-
dc.description.resumoEste trabalho se baseia na pesquisa sobre o tema meditação no ambiente escolar com crianças e adolescentes, a fim de investigar os benefícios das práticas meditativas de modo geral e no âmbito educacional, observando-se, portanto a laicidade da prática. Para isso, foram feitas pesquisas de cunho teórico e de campo, sendo o campo explorado uma escola pública da grande João Pessoa, tendo por base a observância de aulas do ensino religioso a fim de captar nas aulas perspectivas da espiritualidade não religiosa e a aceitação da proposta de meditação, tendo em vista que o campo da meditação nas escolas de acordo com as pesquisas bibliográficas tem sido exercido por profissionais de outras áreas como pedagogia e educação física. No entanto, nosso objetivo aqui é mostrar iniciativas e resultados derivados da prática da meditação, porém abordando o conceito de meditação laica na expectativa de trazê-la também para as aulas do ensino religioso. Temos por base teórica, a abordagem filosófica de Michel Foucault, reforçando nossa ideia que a busca pelo autoconhecimento deve começar ainda na fase escolar, sendo, portanto a meditação um valioso instrumento a ser explorado independente de religião, pois a espiritualidade é algo inerente ao ser humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RTLS15022019.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons