Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAragão, Iranilson Chianca-
dc.date.accessioned2019-12-16T10:40:15Z-
dc.date.available2019-05-02-
dc.date.available2019-12-16T10:40:15Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16661-
dc.description.abstractThis study sought to analyze some aspects of Christian religious music in the course of history, since music is an art that expresses our feelings. Therefore, it becomes of great value to understand how the music presents itself among the different Christian rituals and to make an analysis of the discourse of the singing groups. The general objective of this work is to understand the experience of Christian music in some Catholic and Protestant communities in the city of João Pessoa. Besides trying to understand which are the main categories present in the preaching of the songs and to describe the structure of spatial and visual distribution of the singing groups in these respective Churches. As a research method, direct observation, standing out as an analytical research, with analysis of qualitative bibliographic data, from material already published, as well as the "discourse analysis" of the musicians, as a way of expressing how the music has been changing from the contributions left by historical events, which contributed to the innovation of its execution in the Cults and Masses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-12-16T10:40:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICA02052019.pdf: 975480 bytes, checksum: 60e95ff17e1aa644233432f25d596b93 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-16T10:40:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICA02052019.pdf: 975480 bytes, checksum: 60e95ff17e1aa644233432f25d596b93 (MD5) Previous issue date: 2018-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica religiosapt_BR
dc.subjectCatolicismopt_BR
dc.subjectProtestantismopt_BR
dc.titleMúsica religiosa: uma breve análise das práticas musicais de igrejas cristãspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gnerre, Maria Lucia Abaurre-
dc.description.resumoEste estudo buscou analisar alguns aspectos da música religiosa cristã no decorrer da história, visto que a música é uma arte que manifesta nossos sentimentos. Portanto, torna-se de grande valia compreender como a música se apresenta em meio aos diferentes rituais cristãos e fazer uma análise do discurso dos grupos de canto. O objetivo geral deste trabalho é compreender a experiência da música cristã em algumas comunidades católicas e protestantes da cidade de João Pessoa. Além de tentar perceber quais são as principais categorias presentes nas pregações das músicas e descrever a estrutura de distribuição espacial e visual dos grupos de canto nessas respectivas Igrejas. Como método de investigação foi utilizado a observação direta, destacando-se como uma pesquisa analítica, com análise de dados qualitativos de cunho bibliográfico, a partir de material já publicado, bem como a “análise do discurso” dos músicos, como forma de expressar o quanto a música foi se modificando a partir das contribuições deixadas pelos acontecimentos históricos, os quais contribuíram para a inovação de sua execução nos Cultos e nas Missas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICA02052019.pdf952,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons