Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorciúncula, Elaine Rayane Cavalcanti Gomes-
dc.date.accessioned2017-07-20T13:47:50Z-
dc.date.available2015-12-09-
dc.date.available2017-07-20T13:47:50Z-
dc.date.issued2015-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1666-
dc.description.abstractThis work entitled "Sleep and academic life: implications for the daily lives of students" aimed to evaluate the influence of sleep quality in college students daily life and their perception about the impact on their work performance. The research population were students from different periods of Occupational Therapy course at the Federal University of Paraíba. Data collection took place in two moments: the first was held through an electronic questionnaire with structured questions and Sleep Quality Index in Pittsburgh (PSQI-BR), sent to students via the Internet. In the second moment it conducted a focus group with six students from different periods, selected at random. As this is a qualitative and quantitative research, data collected through the questionnaire and the Sleep Quality Index Pittsburgh (PSQI-BR) were statistically analyzed using the total sample (n = 110), processed through Microsoft Excel 2013. The analysis of data collected through the focus group was held in a simple descriptive manner. We found, using the global PSQI score-BR that 56.96% of the students presented bad sleep quality on the previous month and 40.51% presented sleep disorder. These data when associated with perceptions of students through focus group strengthen this result. Therefore, for thore students, the pattern of sleep interferes on their work performance mainly in activities relating to education, leisure and social participation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by EDIVÂNIA SILVA (edivania_sol@hotmail.com) on 2017-07-20T13:47:50Z No. of bitstreams: 2 ERCGP 09122015.pdf: 883156 bytes, checksum: b642d602147873baedb4e24c2cc9af9d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-20T13:47:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ERCGP 09122015.pdf: 883156 bytes, checksum: b642d602147873baedb4e24c2cc9af9d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectVida Acadêmicapt_BR
dc.titleSono e vida acadêmica: implicações no cotidiano dos discentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Márcia Queiroz de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437256165122906pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4095300065954413pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho intitulado “Sono e vida acadêmica: implicações no cotidiano dos discentes” buscou avaliar a influência da qualidade do sono no cotidiano dos estudantes universitários e a percepção destes acerca da repercussão em seu desempenho ocupacional. A população da pesquisa foi constituída por estudantes de diferentes períodos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. A coleta de dados aconteceu em duas etapas: a primeira foi realizada através de um questionário eletrônico contendo questões estruturadas e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR), enviados para os estudantes via internet. Na segunda etapa foi realizado um Grupo Focal com seis estudantes de diferentes períodos, selecionados de modo aleatório. Por tratar-se de uma pesquisa quali-quantitativa, os dados coletados através do questionário e do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR) foram analisados estatisticamente, utilizando a amostra total (n = 110), processados por meio do Microsoft Excel 2013. A análise dos dados coletados através do Grupo Focal foi realizada de forma descritiva simples. Constatamos através do escore global do PSQI-BR que 56,96% dos estudantes apresentaram no último mês qualidade ruim do sono, e 40,51% apresentaram presença de distúrbio do sono. Esses dados quando associados às percepções dos estudantes através do grupo focal fortalecem esse resultado. Pois para estes alunos, o padrão do sono interfere em seu desempenho ocupacional principalmente nas atividades referentes a educação, lazer e participação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, J. O. S; SIQUEIRA, P. P. S.; LIMA, A. M. J.; BRASILEIRO-SANTOS, M. S.; FILHO, V. C. G. Sonolência diurna e qualidade do sono em estudantes universitários de fisioterapia. ConScientiae Saúde, v.10, n.4, p.201-209, 2011; Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92921260013>. Acesso em: 10 out. 2014. ANTUNES, H. K. M.; ANDERSEN, M. L.; TUFIK, S.; DE MELLO, M. T. Privação de Sono e Exercício Físico. Rev Bras Med Esporte, v. 14, n. 1, Jan/Fev, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbme/v14n1/a10v14n1.pdf>. Acesso em: 14 maio 2015. AOTA. Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo 3ª ed. 2014. Tradução: CAVALCANTI, Alessandra; SILVA E DUTRA, Fabiana Caetano Martins; ELUI, Valéria Meirelles Carril. Rev Ter Ocup Univ São Paulo; jan.-abr. 2015; 26(ed. esp.):1-49. Disponível em:< http://www.revistas.usp.br/rto/issue/viewIssue/7332/287>. Acesso em: 14 maio 2015. ARAÚJO, M. F. M; LIMA, A. C. S.; ALENCAR, A. M. P. G; ARAÚJO, T. M.; FRAGOASO, L. V. C.; DAMASCENO, M. M. C. Avaliação da qualidade do sono de estudantes universitários de Fortaleza-CE. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 352-60, Abr-Jun, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n2/v22n2a11>. Acesso em: 10 out. 2014. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DO SONO. 1º Fórum de Atenção à APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO no SUS. p. 21, 2014. Disponível em: <http://www.absono.com.br/absono/wpcontent/uploads/2015/03/apneia_obstrutiva_d o_sono_saos.pdf >. Acesso em: 09 mai 2015. BERTOLAZI, A. N. Tradução, adaptação cultural e validação de dois instrumentos de avaliação do sono: Escala de sonolência de Epworth e Índice de qualidade de sono de Pittsburgh. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: <http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp085346.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014. BRASIL. ENADE: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/enadeENADE:%20Exame%20Nacional%20de%20Desempe nho%20dos%20Estudantes.%202010.>. Acesso em: 14 nov. 2015.CARDOSO, H. C.; BUENO, F. C. C.; DA MATA, J. C.; ALVES, A. P. R.; JOCHIMS, I.; FILHO, I. H. R. V.; HANNA, M. M. Avaliação da qualidade do sono em estudantes de medicina. Revista brasileira de educação médica. v. 33, n. 3, p. 349-355, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010055022009000300005. Acesso em: 10 out. 2014. CHAVES JUNIOR, C. M. et al. Consenso brasileiro de ronco e apneia do sono: aspectos de interesse aos ortodontistas. Dental Press J Orthod, v. 16, n. 1, p. 1-10; 34, jan.-fev., 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v16n1/07.pdf>. Acesso em: 08 maio 2015. EURICH, Rosane Bueno; KLUTHCOVSKY, Ana Cláudia G. C. Avaliação da qualidade de vida de acadêmicos de graduação em Enfermagem do primeiro e quarto anos: influência das variáveis sociodemográficas. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, Porto Alegre , v. 30, n. 3, p. 211-220, dez., 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010181082008000400010& lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 Nov. 2015. FERNANDES, R. M. F. O sono normal. Medicina, Ribeirão Preto, v. 39, n. 2, p.157- 168, abr./jun., 2006. Disponível em: <http://revista.fmrp.usp.br/2006/vol39n2/1_o_sono_normal1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014. FURLANI, R.; CEOLIM, M. F. Padrões de sono de estudantes ingressantes na Graduação em Enfermagem. Rev Bras Enferm; v. 58, n. 3, p. 320-4, maio-jun., 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003471672005000300013&script=sci_arttext> Acesso em: 10 out. 2014. GURGEL, L. G. F; GUIMARÃES, R. P.; BEATRICE, L. C. S.; DA SILVA, C. H. V. Perfil dos Discentes Ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, v. 36, n. 2, p. 180 – 187, 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100550220120004000 05>. Acesso em: 01 nov. 2015. KITZINGER, J. Grupos Focais. In: POPE, C.; MAYS, N.; tradução FARJADO, A. P. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 33.LEITE, U. R.; TAMAYO, A.; GUNTHER, H. Organização do uso do tempo e valores de universitários. Avaliação Psicológica, v. 1, p. 57-66, 2003. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s167704712003000 100007>. Acesso em: 01 nov. 2015. MARTINELLI, S. A. A importância de atividades de lazer na terapia ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 19, n. 1, p. 111-118, Jan./Abr., 2011. Disponível em: < http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/ 429 >. Acesso em: 14 nov. 2015. MARTINEZ, D. Prática da Medicina do Sono. São Paulo: BYK, p. 276,1999. MARTINEZ, D. Como vai seu sono?. Porto Alegre: AGE, 2000. MARTINI, M.; BRANDALIZE, M.; LOUZADA, F. M.; PEREIRA, E. F.; BRANDALIZE, D. Fatores associados à qualidade do sono em estudantes de Fisioterapia. Fisioter Pesq. v.19, n.3, p.261-267, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fp/v19n3/a12v19n3>. Acesso em: 10 out. 2014. MULLER, M. R.; GUIMARÃES, S. S. Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 24, n. 4, p. 519-528, out.-.dez., 2007. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n4/v24n4a11.pdf>. Acesso em: 14 maio 2015. RIBEIRO, C. R. F.; SILVA, Y. M. G. P. OLIVEIRA, S. M. C. O impacto da qualidade do sono na formação médica. Rev Soc Bras Clin Med.,v. 12, n. 1, p. 8-14. Jan.- mar., 2014. Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/1679- 1010/2014/v12n1/a4027.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2015. SAPARTA, M.; GOMES, W. B. Importância Atribuída ao Ingresso na Educação Superior por Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 6, n. 2, p. 45–53, 2005. Disponível em:<http://www.ufrgs.br/museupsi/lafec/16.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2015. SCOTTINI, A. Dicionário escolar da língua portuguesa. Blumenau, SC: Todolivro Editora, 2009.SILVA, S. N. P. Análise de atividade. In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia ocupacional: fundamentação & prática. Cap. 2, p. 10 – 17. Rio de Janeiro: 1ª ed. Guanabara Koogan, 2011. SOUZA, M. C.; BALLARIN, M. G. S. Oficina de trabalho de vitral artesanal e Medida canadense de Desempenho Ocupacional: um estudo de caso. In: Anais do XV Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas – 26 a 27 de outubro de 2010. Disponível em:<https://www.puccampinas. edu.br/websist/portal/pesquisa/ic/pic2010/resumos/2010924_192223_502 028297_resaya.pdf>. Acesso em: 14 maio 2015. TEIXEIRA, M. A. P.; DIAS, A. C. G.; WOTTRICH, S. H.; OLIVEIRA, A. M. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). v. 12, n. 1, 185-202, jan./Jun., 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2015. VALLE, L. E. L. R. Estresse do sono no desempenho de professores: saúde mental no trabalho. 2011. 209 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja &uact=8&ved=0CCMQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.teses.usp.br%2Fteses%2Fdi sponiveis%2F47%2F47134%2Ftde2207201104245%2Fpublico%2Fvalle_do.pdf&ei= BvxTVcjkN9DHsQTyiICgAw&usg=AFQjCNGUletn3nD9lg4mgFimYGQQjve_Q&bvm= bv.93112503,d.cWc>. Acesso em: 08 maio 2015. VALLE, L. E. L. R.; VALLE, E. L. R.; REIMÃO, R. Sono e aprendizagem. Rev. Psicopedagogia; v. 26, n. 80, p. 286-90, 2009. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S010384862009000200013&script=sc _arttext>. Acesso em: 10 out. 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERCGP 09122015.pdf862,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons