Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16700| Tipo: | TCC |
| Título: | ESBOROANDO-SE NA LUZ: A ALEGORIA DA CEGUEIRA BRANCA PRESENTE N’A MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS |
| Autor(es): | CORDEIRO, ALINNE DE MORAIS OLIVEIRA |
| Primeiro Orientador: | Pinheiro, Vanessa Neves Riambau |
| Resumo: | Em situações extremas, a complexidade da alma humana se manifesta de maneiras distintas. Nos livros a máquina de fazer espanhóis e Ensaio sobre a cegueira, temos duas narrativas que trazem uma profunda imersão no conhecimento do que é ser para si e ser para o outro. A nossa pretensão para com o presente estudo é buscar o entendimento do que pode vir a simbolizar a cegueira branca na obra de Saramago (1995), a fim de comparar e ampliar as interpretações do tema no livro a máquina de fazer espanhóis, corpus de nosso estudo. Visamos a comparação dos ambientes quarentena/asilo e a análise das camadas que envolvem a construção de antónio silva, personagem da obra de Valter Hugo Mãe (2016), em seu processo de confinamento no lar da feliz idade. Propomos, por meio desta pesquisa, identificar na velhice e no convívio dos idosos da casa de repouso, proximidades e diferenças para com a cegueira que atinge os personagens da obra de Saramago (1995). A pesquisa é bibliográfica, interpretativa e de cunho qualitativo. Bauman e Donskis (2014) fundamentam nossa discussão acerca da moral moderna. No que concerne o campo simbólico, consultamos Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2012). Beauvoir (2018) contribui com uma vasta reflexão da velhice inserida em uma sociedade de produção e Nietzche (2018) desenvolve um resgate histórico sobre a origem da moral. Ao término do trabalho, nos debruçaremos aos resultados obtidos com a investigação que se inicia. |
| Abstract: | In extreme situations, the complexity of the human soul manifests itself in different ways. In the books the spanish making machine and Blindness, we have two narratives that bring a deep immersion in the knowledge of what it is to be for oneself and to be for the other. Our intention with the present study is to seek an understanding of what may come to symbolize white blindness in Saramago's work (1995), in order to compare and broaden the interpretations of the theme in the book the Spanish-making machine, the corpus of our study. We aim to compare quarantine / asylum environments and the analysis of the layers that surround the construction of antónio silva, character of the work of Valter Hugo Mãe (2016), in his process of confinement in the home of happy age. We propose, by means of this research, to identify in the old age and the conviviality of the nursing home elderly, their proximity and differences with the blindness that affects the characters of Saramago's work (1995). The research is bibliographic, interpretative and qualitative. Bauman and Donskis (2014) support our discussion of modern morality. Regarding the symbolic field, we refer to Jean Chevalier and Alain Gheerbrant (2012). Beauvoir (2018) contributes a broad reflection of old age inserted in a production society and Nietzche (2018) develops a historical rescue about the origin of morality. At the end of the work, we will look at the results obtained with the research that begins |
| Palavras-chave: | Cegueira branca Velhice Moral Memória |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16700 |
| Data do documento: | 15-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMOC09092019.pdf | 573,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
