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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, BEATRIZ PEREIRA DE-
dc.date.accessioned2019-12-19T16:34:11Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-19T16:34:11Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16702-
dc.description.abstractIncreasingly fast, new ways of communicating are emerging all the time, messaging, shopping, dating, diverse social networking applications. Today's generations are born immersed in the universe of the internet and smartphones, everything is solved, seen, read by mobile. Children's literature also adapts to this medium, from printed books to ebooks, digitized books, digital children's picture books to application books, which, as its name implies, are the books that come to be. downloaded for free or purchased from official app stores, the Play Store, and the Apple Store, for example. This research, then, sought to present the relationship of the work of poet Manoel de Barros with the children's universe and how artist Márcio de Camillo, recognizing this approach of Barros with children, sought to transform the Barrosian poems into a project involving music, dance, art, text, sounds, technology, illustrations, images, that is, creating a hybrid narrative as a way to enhance children's contact with such poetry. This project was a CD and a show until reaching the application, object of analysis of this work. Our main goal, therefore, was to take the Crianceiras app to elementary and junior high school students to investigate whether children from the app can have an aesthetic and literary experience with Manoel de Barros' poetry. The methodology of this work follows a qualitative approach of bibliographic, documentary nature and is also based on a case study, as diverse sources, such as academic materials, websites, online platforms, interview and workshop were used to base what was discussed throughout this paper. With the application of the workshop and from the analysis of the data obtained, we found that it is possible to do a work like this in the classroom and that the application Crianceiras fulfills what it proposes: bringing Manoel de Barros's work closer to the children's universe. For this, we used throughout this work the research of: Cezar (2009), Castello and Sanna (2006), Moraes (2015), Carvalho (2010), Kirchof (2016), Caldas (2019), Correro and Real (2018), Girotto and Souza (2010), Solé (1998), among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-19T16:34:11Z No. of bitstreams: 1 BPA09092019.pdf: 2334568 bytes, checksum: f9d1e2c4101427849d809b7b70393dd9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-19T16:34:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BPA09092019.pdf: 2334568 bytes, checksum: f9d1e2c4101427849d809b7b70393dd9 (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLivro-aplicativopt_BR
dc.subjectCrianceiraspt_BR
dc.subjectOficina literáriapt_BR
dc.subjectManoel de Barrospt_BR
dc.subjectPoesia Infantilpt_BR
dc.title“É PRECISO TRANSVER O MUNDO”: O APLICATIVO CRIANCEIRASpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoCada vez mais velozes, novas formas de se comunicar surgem o tempo todo: aplicativos de mensagens, de compras, de encontros, redes sociais diversas. As gerações atuais nascem imersas ao universo da internet e dos smartphones, tudo é resolvido, visto, lido pelo celular. A literatura infantil também se adapta a esse meio, saindo dos livros impressos, passando para ebooks, livros digitalizados, livros ilustrados infantis digitais até chegarmos aos livrosaplicativos, sendo estes, como o próprio nome expressa, os livros que surgem para serem baixados gratuitamente ou comprados em lojas oficiais de app, como Play Store e Apple Store, por exemplo. Esta pesquisa, então, buscou apresentar a relação da obra do poeta Manoel de Barros com o universo infantil, explorando como o artista Márcio de Camillo, reconhecendo essa aproximação de Barros com as crianças, transformou os poemas barrosianos em um projeto envolvendo música, dança, arte, texto, sons, tecnologia, ilustrações, imagens, ou seja, criando uma narrativa híbrida como forma de potencializar o contato das crianças com tais poesias. Esse projeto foi CD e espetáculo até chegar ao aplicativo, objeto de análise deste trabalho. Nosso objetivo maior, portanto, foi levar o aplicativo Crianceiras até alunos do 1º ano e do 3º ano do Ensino Fundamental para investigarmos se as crianças, a partir do projeto, conseguem ter uma experiência estética e literária com as poesias de Manoel de Barros. A metodologia deste trabalho segue uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, documental e também é baseada em um estudo de caso, na medida em que fontes diversas, como materiais acadêmicos, sites, plataformas online, entrevista e oficina foram utilizadas para o embasamento do que foi discutido ao longo deste trabalho. Com a aplicação da oficina e a partir da análise dos dados obtidos, constatamos que é possível realizar um trabalho como esse em sala de aula e que o aplicativo Crianceiras cumpre aquilo a que se propõe: aproximar a obra de Manoel de Barros do universo infantil. Para tanto, utilizamos ao longo deste trabalho as pesquisas de Cezar (2009), Castello e Sanna (2006), Moraes (2015), Carvalho (2010), Kirchof (2016), Caldas (2019), Correro e Real (2018), Girotto e Souza (2010), Solé (1998), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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