Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS , FRANCINILDA DE BRITO-
dc.date.accessioned2019-12-20T15:05:56Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-20T15:05:56Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16709-
dc.description.abstractDeath has never been an easy subject, being commonly seen as an incomprehensible mystery. Therefore, its approach constitutes one of the most delicate theme to talk about, specially when children are involved. The bibliographic research aims to discuss the death in children’s literature in a contemporary context, using literary works selected on PNLD 2018 Literário - early years: O menino que amava passupreto (2017), A moça artista do topo do morro (2017), Votupira, o vento doido da esquina (2018) and O herói imóvel (2018). The specific goals are: to bring the death story and its presence in literature; to approach its introduction in children’s literature nowadays and to analyze death in the corpus research, approaching verbal and visual elements in the text, highlighting the way it is approached and presented. As theoretical contribution it will be used papers from authors who had already worked with the topic such as: Ariès (1986; 2012; 2014), Paiva (2011), Kovács (2002), among others. As results it was possible to notice how relevant it is to question the idea of dying in texts made for children. Although it is labeled as a symbolical representation, the literature helps to comprehend one of the most complex experiences a person face during a lifetime. Hence, it was possible to notice that literature works as discourse tool through imagination and fantasy under conflicting situations, using an adequate language which respects the child’s cognitive capacity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-20T15:05:56Z No. of bitstreams: 1 FBS09092019.pdf: 923044 bytes, checksum: 0bed5b53beac451bc5976b2aea9cff24 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-20T15:05:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FBS09092019.pdf: 923044 bytes, checksum: 0bed5b53beac451bc5976b2aea9cff24 (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.titleA literatura infantil diante da morte: imagens contemporâneaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi , Daniela Maria-
dc.description.resumoA morte nunca foi um assunto fácil, sendo comumente, vista como um mistério incompreensível. Sua abordagem constitui, assim, um dos temas mais delicados de se tratar, especialmente quando envolve crianças. Nossa pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo principal discutir a temática da morte na literatura infantil no contexto contemporâneo, valendo-nos de obras literárias selecionadas no PNLD 2018 Literário – anos iniciais: O menino que amava passupreto (2017), A moça artista do topo do morro (2017), Votupira, o vento doido da esquina (2018) e O herói imóvel (2018). Com objetivos específicos: trazemos a história da morte e sua presença na literatura; abordamos sua introdução na literatura infantil nos dias atuais e analisamos a morte no corpus da pesquisa, abordando elementos verbais e visuais nos textos, evidenciando a forma como ela é abordada e apresentada. Para tanto utilizamos, como aporte teórico, os trabalhos de alguns autores que se debruçam sobre essa questão, tais como, Ariès (1986; 2012; 2014), Paiva (2011), Kovács (2002), entre outros. Como resultados, percebemos o quanto é relevante levantar o questionamento da morte em textos destinados ao leitor infantil. Ainda que se trate de representação simbólica, a literatura colabora para compreensão de uma das experiências mais complexas que a pessoa passa na vida. Nesse sentido, notamos que a literatura entra como instrumento de discurssão através da imaginação e da fantasia em situações conflituosas, trazendo uma linguagem adequada respeitando a capacidade cognitiva da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FBS09092019.pdf901,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.