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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16713
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO , GESILÂNDIA EVELYN DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2019-12-20T15:14:31Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-20T15:14:31Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16713-
dc.description.abstractThe teaching of Portuguese as a Foreign Language has been a growing theme. Regarding Brazil, it had been sparking interest due to the various agreements it has established with other countries, as we will see in the course of the work. As an Evaluative form of Portuguese for Foreigners, emerged the Certificate of Proficiency in Portuguese Language (CELPEBras). From the constitution of this exam, based on the Communicative Approach, the Teaching of Portuguese as a Foreign Language (TPFL) has in a way been shaped according to these characteristics. Thus, the present work aims to highlight the relevance of this Approach, through our objects of study, the Exam and the Textbook (TB) "Bem-vindo!", establishing an intersection between them. To pursue this objective, we have as theoretical basis authors of the Approach, such as Almeida Filho (2013) and Larsen- Freeman (1986), but besides these, Portuguese to Native theorists, being Geraldi (1997), Marcuschi (2008) and Isolla (2014). Regarding the methodology, we start from a qualitative research, which provides us with a comparative analysis between the expected in the CELPE-Bras Exam and the TB. To this end, the following criteria were defined in our analysis: “non-CELPE”, “almost CELPE” and “CELPE” activities. Finally, we confirm the presence of the Communicative Approach in the materials used, but beyond that, we observe the progression of the levels within the materials and, furthermore, we verify the importance of the teacher with the role of enhancing the didactic resources regarding the intercession between TPFL and Portuguese for Natives, promoted by the necessary reflection.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-20T15:14:31Z No. of bitstreams: 1 GEOM09092019.pdf: 944412 bytes, checksum: d230c492a5e9921ea0112bd4e16f80c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-20T15:14:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GEOM09092019.pdf: 944412 bytes, checksum: d230c492a5e9921ea0112bd4e16f80c6 (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCELPE-Braspt_BR
dc.subjectLivro Didático “Bem-vindopt_BR
dc.subjectEnsino de Português como Língua Estrangeirapt_BR
dc.subjectAbordagem Comunicativapt_BR
dc.titleA ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEMVINDO!” E O EXAME CELPE-BRASpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Wellisten Abreu de-
dc.description.resumoO ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira vem sendo uma temática em ascensão. No que se refere ao Brasil, vinha despetando interesse devido aos diversos convênios que estabeleceu com outros países, como veremos no decorrer do trabalho. Como forma Avaliativa do Português para Estrangeiros, surgiu o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-Bras). A partir da constituição deste exame, baseado na Abordagem Comunicativa, a certo modo o Ensino de Português como Língua Estrangeira (EPLE) passou a ser moldado de acordo com estas características. Sendo assim, o presente trabalho, objetivisa-se a evidênciar a relevância desta Abordagem, por meio, dos nossos objetos de estudos, o Exame e o Livro Didático (LD) “Bem-Vindo!”, estabelecendo uma interseção entre eles. Para exercusão deste objetivo, temos como embasamento teórico autores da Abordagem, como Almeida Filho (2013) e Larsen- Freeman (1986), mas para além destes, teóricos do Português para Nativos, sendo estes Geraldi (1997), Marcuschi (2008) e Isolla (2014). No que se refere à metodologia, partimos de uma pesquisa qualitativa, que nos proporciona uma analise comparativa entre o esperado no Exame CELPE-Bras e o LD. Para tanto, foram definidos, na nossa análise, os seguintes critério: atividades “não CELPE”, “quase CELPE” e “CELPE”. Por fim, confirmamos a presença da Abordagem Comunicativa nos materiais utilizados, mas para além disto, observamos a progressão dos níveis dentro dos materiais e, mais ainda, verificamos a importância do professor com o papel de potencializar os recursos didáticos no que tange à intercessão entre o EPLE e o Português para Nativos, promovidas pela necessária reflexão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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