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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MELO , GESILÂNDIA EVELYN DE OLIVEIRA | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T15:14:31Z | - |
dc.date.available | 2019-09-15 | - |
dc.date.available | 2019-12-20T15:14:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16713 | - |
dc.description.abstract | The teaching of Portuguese as a Foreign Language has been a growing theme. Regarding Brazil, it had been sparking interest due to the various agreements it has established with other countries, as we will see in the course of the work. As an Evaluative form of Portuguese for Foreigners, emerged the Certificate of Proficiency in Portuguese Language (CELPEBras). From the constitution of this exam, based on the Communicative Approach, the Teaching of Portuguese as a Foreign Language (TPFL) has in a way been shaped according to these characteristics. Thus, the present work aims to highlight the relevance of this Approach, through our objects of study, the Exam and the Textbook (TB) "Bem-vindo!", establishing an intersection between them. To pursue this objective, we have as theoretical basis authors of the Approach, such as Almeida Filho (2013) and Larsen- Freeman (1986), but besides these, Portuguese to Native theorists, being Geraldi (1997), Marcuschi (2008) and Isolla (2014). Regarding the methodology, we start from a qualitative research, which provides us with a comparative analysis between the expected in the CELPE-Bras Exam and the TB. To this end, the following criteria were defined in our analysis: “non-CELPE”, “almost CELPE” and “CELPE” activities. Finally, we confirm the presence of the Communicative Approach in the materials used, but beyond that, we observe the progression of the levels within the materials and, furthermore, we verify the importance of the teacher with the role of enhancing the didactic resources regarding the intercession between TPFL and Portuguese for Natives, promoted by the necessary reflection. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-20T15:14:31Z No. of bitstreams: 1 GEOM09092019.pdf: 944412 bytes, checksum: d230c492a5e9921ea0112bd4e16f80c6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-20T15:14:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GEOM09092019.pdf: 944412 bytes, checksum: d230c492a5e9921ea0112bd4e16f80c6 (MD5) Previous issue date: 2019-09-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | CELPE-Bras | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático “Bem-vindo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Português como Língua Estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Comunicativa | pt_BR |
dc.title | A ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEMVINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, José Wellisten Abreu de | - |
dc.description.resumo | O ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira vem sendo uma temática em ascensão. No que se refere ao Brasil, vinha despetando interesse devido aos diversos convênios que estabeleceu com outros países, como veremos no decorrer do trabalho. Como forma Avaliativa do Português para Estrangeiros, surgiu o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-Bras). A partir da constituição deste exame, baseado na Abordagem Comunicativa, a certo modo o Ensino de Português como Língua Estrangeira (EPLE) passou a ser moldado de acordo com estas características. Sendo assim, o presente trabalho, objetivisa-se a evidênciar a relevância desta Abordagem, por meio, dos nossos objetos de estudos, o Exame e o Livro Didático (LD) “Bem-Vindo!”, estabelecendo uma interseção entre eles. Para exercusão deste objetivo, temos como embasamento teórico autores da Abordagem, como Almeida Filho (2013) e Larsen- Freeman (1986), mas para além destes, teóricos do Português para Nativos, sendo estes Geraldi (1997), Marcuschi (2008) e Isolla (2014). No que se refere à metodologia, partimos de uma pesquisa qualitativa, que nos proporciona uma analise comparativa entre o esperado no Exame CELPE-Bras e o LD. Para tanto, foram definidos, na nossa análise, os seguintes critério: atividades “não CELPE”, “quase CELPE” e “CELPE”. Por fim, confirmamos a presença da Abordagem Comunicativa nos materiais utilizados, mas para além disto, observamos a progressão dos níveis dentro dos materiais e, mais ainda, verificamos a importância do professor com o papel de potencializar os recursos didáticos no que tange à intercessão entre o EPLE e o Português para Nativos, promovidas pela necessária reflexão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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