Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA , GLAUSSYELLE MIGUEL DA-
dc.date.accessioned2019-12-20T15:17:11Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-20T15:17:11Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16714-
dc.description.abstractnão contémpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-20T15:17:11Z No. of bitstreams: 1 GMS09092019.pdf: 1298860 bytes, checksum: 47c22f72e1e26d053009d73ece2837e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-20T15:17:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GMS09092019.pdf: 1298860 bytes, checksum: 47c22f72e1e26d053009d73ece2837e6 (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAmbiguidadept_BR
dc.subjectGênero tirinhapt_BR
dc.subjectCompetência Leitorapt_BR
dc.titleELEMENTOS SEMÂNTICO-TEXTUAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: UMA ABORDAGEM DO PAPEL DA AMBIGUIDADE NO GÊNERO TIRINHApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, José Wellisten Abreu de-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma análise que evidencia a importância da Semântica na prática de ensino-aprendizagem da leitura. Diante do desafio de formar leitores competentes, objetivamos identificar elementos semântico-textuais, com ênfase para o papel assumido pela ambiguidade, essenciais para a compreensão e a interpretação, promovendo a leitura eficiente. Assim, delineamos a relevância do uso da tirinha como recurso didático para o professor na construção de práticas de leitura atenta aos sentidos. Para apresentar as concepções de leitura e o conceito de competência leitora, utilizamos para fundamentação teórica, Kleiman (1989; 2011), Solé (2006), Uchôa (2018) e Geraldi (1984). Com Ramos (2007; 2013), Ilari e Geraldi (2006) e Souza e Ferraz (2016), apresentamos o gênero tirinha e a relação de importância de se explorar os sentidos em sua composição. Dessa maneira, realizamos uma análise descritiva e qualitativa de nosso corpus, formado de cinco tirinhas retiradas da internet. Em síntese, é possível perceber que as habilidades de leitura podem ser ampliadas em proveito do desenvolvimento da competência leitora, quando sistematicamente, o professor elege o nível semântico para a construção da reflexão acerca de um dado gênero textual, tal como a tirinha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMS09092019.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.