Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16714Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | SILVA , GLAUSSYELLE MIGUEL DA | - |
| dc.date.accessioned | 2019-12-20T15:17:11Z | - |
| dc.date.available | 2019-09-15 | - |
| dc.date.available | 2019-12-20T15:17:11Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16714 | - |
| dc.description.abstract | não contém | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-20T15:17:11Z No. of bitstreams: 1 GMS09092019.pdf: 1298860 bytes, checksum: 47c22f72e1e26d053009d73ece2837e6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-20T15:17:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GMS09092019.pdf: 1298860 bytes, checksum: 47c22f72e1e26d053009d73ece2837e6 (MD5) Previous issue date: 2019-09-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ambiguidade | pt_BR |
| dc.subject | Gênero tirinha | pt_BR |
| dc.subject | Competência Leitora | pt_BR |
| dc.title | ELEMENTOS SEMÂNTICO-TEXTUAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: UMA ABORDAGEM DO PAPEL DA AMBIGUIDADE NO GÊNERO TIRINHA | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | SOUZA, José Wellisten Abreu de | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma análise que evidencia a importância da Semântica na prática de ensino-aprendizagem da leitura. Diante do desafio de formar leitores competentes, objetivamos identificar elementos semântico-textuais, com ênfase para o papel assumido pela ambiguidade, essenciais para a compreensão e a interpretação, promovendo a leitura eficiente. Assim, delineamos a relevância do uso da tirinha como recurso didático para o professor na construção de práticas de leitura atenta aos sentidos. Para apresentar as concepções de leitura e o conceito de competência leitora, utilizamos para fundamentação teórica, Kleiman (1989; 2011), Solé (2006), Uchôa (2018) e Geraldi (1984). Com Ramos (2007; 2013), Ilari e Geraldi (2006) e Souza e Ferraz (2016), apresentamos o gênero tirinha e a relação de importância de se explorar os sentidos em sua composição. Dessa maneira, realizamos uma análise descritiva e qualitativa de nosso corpus, formado de cinco tirinhas retiradas da internet. Em síntese, é possível perceber que as habilidades de leitura podem ser ampliadas em proveito do desenvolvimento da competência leitora, quando sistematicamente, o professor elege o nível semântico para a construção da reflexão acerca de um dado gênero textual, tal como a tirinha. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GMS09092019.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
