Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaldas, Ana Carolina Medeiros-
dc.date.accessioned2020-01-13T13:58:24Z-
dc.date.available2019-04-15-
dc.date.available2020-01-13T13:58:24Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16734-
dc.description.abstractThe introduction of mobile computing devices in 21st century culture has generated new practices and experiences in reading habits in contemporary society, especially in the new generation (digital natives). The well-known e-books now open space for one more possibility provided by the improvement of the tablets and smartphones, which are the e-picturebooks, influenced by the emergence of the electronic literature allied to the potentialities of the digital children's literature, as well as theories of the illustrated book or picturebook theory. This research, therefore, investigated how cyberculture has re-appropriated the media illustrated children's book and reconfigured its structure and dimensioning from remediation, new media and interart studies, presenting as general objective the construction of readings operations and the profile of the reader in the Digital Age. The qualitative, bibliographical, exploratory and explanatory methodology brought together diverse sources, among academic materials, books and digital publications to support the ideas presented here. In order to exemplify the object of study in the light of new media, we investigate the awarded works, between the years 2015 and 2017, within the awards of the biggest events in children's literature and the world and national illustrated book, namely: Bologna Ragazzi Digital Award and Jabuti Infantil Digital Award. In this way, we relate traces of the theories of cyberculture to the profile of the children's cyber-reader and to the new operations of reading, providing clues to how contemporary society has experienced reading at the beginning of this century.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2020-01-13T13:58:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2138417 bytes, checksum: cfa4517fca4566fa466817c99907f2c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-13T13:58:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2138417 bytes, checksum: cfa4517fca4566fa466817c99907f2c8 (MD5) Previous issue date: 2019-02-22en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro ilustrado infantilpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectE-picturebookspt_BR
dc.subjectNovas mídiaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectIllustrated children's bookpt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectNew mediapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteratura infantil - Mídia digital interativapt_BR
dc.titleA reconfiguração do livro ilustrado infantil: construção de leitores e leituras interativas nos e-picturebookspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Ed Porto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0098763826166873pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8260731461464525pt_BR
dc.description.resumoA introdução de dispositivos computacionais móveis na cultura do século XXI tem gerado novas práticas e experiências ao hábito de leitura na sociedade contemporânea, principalmente nas crianças da nova geração (cibernativos). Os já conhecidos e-books agora abrem espaço para mais uma possibilidade proporcionada pelo aperfeiçoamento dos tablets e smartphones, que são os e-picturebooks, influenciados pelo surgimento da literatura eletrônica aliada às potencialidades da literatura infantil digital, bem como às teorias do livro ilustrado ou picturebook theory. Esta pesquisa, portanto, investigou como a cibercultura tem se reapropriado da mídia livro ilustrado infantil e reconfigurado sua estrutura e dimensionamento a partir da remediação, das novas mídias e dos estudos interartes, apresentando como objetivo geral a construção das operacionalidades de leituras e do perfil do leitor infantil na Era Digital. A metodologia, de caráter qualitativo, bibliográfico, exploratório e explicativo, reuniu fontes diversas, dentre materiais acadêmicos, livros e publicações digitais para embasar as ideias aqui presentes. De forma a exemplificar o objeto de estudo à luz das novas mídias, investigamos as obras premiadas, entre os anos de 2015 e 2017, dentro das premiações dos maiores eventos de literatura infantil e do livro ilustrado mundial e nacional, a saber: Bologna Ragazzi Digital Award e Prêmio Jabuti Infantil Digital. Desta forma, relacionamos traços das teorias da cibercultura ao perfil do ciberleitor infantil e às novas operacionalidades de leituras, fornecendo pistas de como a sociedade contemporânea tem experienciado a leitura neste começo de século.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons