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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16774
Tipo: Tese
Título: As metamorfoses da formação: experiência com alunos com deficiência e desenvolvimento profissional ético
Autor(es): Dantas, Rosycléa
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: A educação de alunos com deficiência demanda uma formação docente com conhecimentos, atitudes e valores que são fundamentais para a implementação bem-sucedida da educação inclusiva. Esta tese tem como principal objetivo investigar aspectos do desenvolvimento profissional ético de graduandos e formadores a partir da experiência formativa com alunos com deficiência. As discussões se vinculam ao campo da Linguística Aplicada, no escopo das pesquisas desenvolvidas no Grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI/UFPB) e no Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB), envolvendo o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; BULEA, 2016), em uma interlocução com a Filosofia (RICOUER, 1994; LEVINAS, 2013; SPINOZA, 2014 [1677]), a Educação (SKLIAR, 2006; RODRIGUES, 2006; UNICEF, 2012), a Psicologia (VYGOTSKY (2004, 2010 [1934]) e as Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; CLOT, 2010). A geração dos dados desta pesquisa interpretativa foi realizada por meio de diversos instrumentos, dentre eles gravações em áudio de dois encontros com treze professores em formação inicial, três formadoras e três professoras supervisoras. Os colaboradores estavam situados em dois contextos, por meio dos quais vivenciaram a experiência com alunos com deficiência: em uma instituição de educação especial, a partir de práticas de Estágio Supervisionado, e em duas escolas regulares, com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. A análise dos dados foi conduzida privilegiando a noção de afeto apresentada por Spinoza (2014 [1677]) e o conceito de Figuras de Ação (BULEA, 2016). Os resultados principais apontam para metamorfoses sofridas pelos colaboradores em termos de desenvolvimento pessoal e profissional. Essas evidências indicam que as mediações formativas educacionais com alunos com deficiência provocaram experiências de tomada de consciência sobre a responsabilidade ética frente à demanda por inclusão. No que se refere à dimensão propositiva da tese, a partir dos textos gerados na pesquisa, apresentamos aspectos que contribuem para uma formação docente inclusiva.
Abstract: The education of students with disabilities demands a teacher education with knowledge, attitudes, and values that are fundamental for a successful implementation of inclusive education. The main goal of this study is to investigate aspects of ethical professional development of undergraduate students and teacher educators from teaching experiences with students with disabilities. Our discussions are situated in the field of Applied Linguistics, in the scope of studies developed in two groups Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI/UFPB) and Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) and they are based on the perspective of the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999; BULEA, 2016), considering theoretical contributions from Philosophy (RICOUER, 1994; LEVINAS, 2013; SPINOZA, 2014 [1677]), Education (SKLIAR, 2006; RODRIGUES, 2006; UNICEF, 2012), Psychology (VYGOTSKY (2004, 2010 [1934]) and Work Sciences (AMIGUES, 2004; CLOT, 2010). The data generation process of this interpretative study was carried out through several instruments, among them audio recordings of two meetings with thirteen pre-service teachers, three teacher educators and three supervisor teachers. The collaborators were located in two contexts through which they lived the experience with students with disabilities: in a special education institution, through a supervised internship; as well as in two regular schools, with an institutional program called Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). The data analysis took into consideration the notion of affection presented by Spinoza (2014 [1677]) and the concept of Action Figures (BULEA, 2016). The results pointed to metamorphoses experienced by the collaborators in terms of personal and professional development. These outcomes indicated that educational-formative mediations with students with disabilities made possible experiences of awareness about the ethical responsibility towards the inclusive demands. Concerning the propositional dimension of the thesis, from the texts generated in the study we presented aspects that contribute to an inclusive teaching education.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Interacionismo sociodiscursivo
Inclusão
Desenvolvimento profissional ético
Formação docente
Applied linguistics
Sociodiscursive interactionism
Inclusion
Ethicalprofessional development
Teacher education
Linguística aplicada - Pessoa com deficiência
Inclusão educacional
Acessibilidade pedagógica
Desenvolvimento humano
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16774
Data do documento: 22-Mar-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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