Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJanuário , Lucian-
dc.date.accessioned2020-02-11T16:35:50Z-
dc.date.available2019-04-17-
dc.date.available2020-02-11T16:35:50Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16778-
dc.description.abstractIn this research we analyze the work Plasmatio, by the artist José Rufino. The general objective was to analyze the main theoretical categories and concepts present in Plasmatio, since we start from the hypothesis that the artist works with more elements wich we use to experience time, not only memory, so that oblivion, erasure, missing‖ (saudade, in Portuguese) and anachronism are fundamental in the construction of this relationship. As a methodology, we applied the qualitative research, through the use of semi-structured interview, documentary analysis and bibliographical review, which besides being made on the production of José Rufino, also included the articulation with concepts such as hypermodernity of Gilles Lipovetsky, memory and forgetfulness in Andreas Huyssen and anachronism in Georges Didi-Huberman, we used the reflections on missing, an affection of great importance in Plasmatio, and the concept of capitalism as a religion in Walter Benjamin, as a means of understanding the sacrificial pathos that crosses the work and presents itself in the Shroud of Plasmatio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-11T16:35:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5171858 bytes, checksum: a4059623582b6b8b68ff0139a60900f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-11T16:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5171858 bytes, checksum: a4059623582b6b8b68ff0139a60900f2 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJosé Rufinopt_BR
dc.subjectPlasmatiopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEsquecimentopt_BR
dc.subjectPathos sacrificialpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectOblivionpt_BR
dc.subjectSacrificial Pathospt_BR
dc.subjectPinturas - Documentaçãopt_BR
dc.subjectJosé Rufino - Plasmatiopt_BR
dc.subjectMemória e esquecimentopt_BR
dc.subjectPlasmatio - Saudadept_BR
dc.titleRuínas incômodas: sobrevivência e apagamento na obra Plasmatio de José Rufinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7471031779075008pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa analisamos a obra Plasmatio, do artista José Rufino. O objetivo geral foi analisar as principais categorias teóricas e conceitos presentes em Plasmatio, pois partimos da hipótese de que o artista trabalha com mais elementos dos quais utilizamos para experienciar o tempo, não apenas a memória, de forma que o esquecimento, o apagamento, a saudade e o anacronismo são fundamentais na construção dessa relação. Como metodologia aplicamos a pesquisa qualitativa por meio da utilização de entrevista semiestruturada, análise documental e revisão bibliográfica, que além de ser feita sobre a produção de José Rufino, incluiu também a articulação com conceitos como hipermodernidade em Gilles Lipovetsky, memória e esquecimento em Andreas Huyssen e anacronismo em Georges Didi-Huberman. Utilizamos as reflexões sobre a saudade, afeto de grande importância em Plasmatio, e o conceito de capitalismo como religião em Walter Benjamin como meio de compreender o pathos sacrificial que atravessa a obra e se apresenta no Sudário de Plasmatio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons