Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16778Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Januário , Lucian | - |
| dc.date.accessioned | 2020-02-11T16:35:50Z | - |
| dc.date.available | 2019-04-17 | - |
| dc.date.available | 2020-02-11T16:35:50Z | - |
| dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16778 | - |
| dc.description.abstract | In this research we analyze the work Plasmatio, by the artist José Rufino. The general objective was to analyze the main theoretical categories and concepts present in Plasmatio, since we start from the hypothesis that the artist works with more elements wich we use to experience time, not only memory, so that oblivion, erasure, missing‖ (saudade, in Portuguese) and anachronism are fundamental in the construction of this relationship. As a methodology, we applied the qualitative research, through the use of semi-structured interview, documentary analysis and bibliographical review, which besides being made on the production of José Rufino, also included the articulation with concepts such as hypermodernity of Gilles Lipovetsky, memory and forgetfulness in Andreas Huyssen and anachronism in Georges Didi-Huberman, we used the reflections on missing, an affection of great importance in Plasmatio, and the concept of capitalism as a religion in Walter Benjamin, as a means of understanding the sacrificial pathos that crosses the work and presents itself in the Shroud of Plasmatio. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-11T16:35:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5171858 bytes, checksum: a4059623582b6b8b68ff0139a60900f2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-11T16:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5171858 bytes, checksum: a4059623582b6b8b68ff0139a60900f2 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | José Rufino | pt_BR |
| dc.subject | Plasmatio | pt_BR |
| dc.subject | Memória | pt_BR |
| dc.subject | Esquecimento | pt_BR |
| dc.subject | Pathos sacrificial | pt_BR |
| dc.subject | Memory | pt_BR |
| dc.subject | Oblivion | pt_BR |
| dc.subject | Sacrificial Pathos | pt_BR |
| dc.subject | Pinturas - Documentação | pt_BR |
| dc.subject | José Rufino - Plasmatio | pt_BR |
| dc.subject | Memória e esquecimento | pt_BR |
| dc.subject | Plasmatio - Saudade | pt_BR |
| dc.title | Ruínas incômodas: sobrevivência e apagamento na obra Plasmatio de José Rufino | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Robson Xavier da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3706411790927848 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7471031779075008 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Nesta pesquisa analisamos a obra Plasmatio, do artista José Rufino. O objetivo geral foi analisar as principais categorias teóricas e conceitos presentes em Plasmatio, pois partimos da hipótese de que o artista trabalha com mais elementos dos quais utilizamos para experienciar o tempo, não apenas a memória, de forma que o esquecimento, o apagamento, a saudade e o anacronismo são fundamentais na construção dessa relação. Como metodologia aplicamos a pesquisa qualitativa por meio da utilização de entrevista semiestruturada, análise documental e revisão bibliográfica, que além de ser feita sobre a produção de José Rufino, incluiu também a articulação com conceitos como hipermodernidade em Gilles Lipovetsky, memória e esquecimento em Andreas Huyssen e anacronismo em Georges Didi-Huberman. Utilizamos as reflexões sobre a saudade, afeto de grande importância em Plasmatio, e o conceito de capitalismo como religião em Walter Benjamin como meio de compreender o pathos sacrificial que atravessa a obra e se apresenta no Sudário de Plasmatio. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 5,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
