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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16807
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Leandro Alves-
dc.date.accessioned2020-02-13T17:25:39Z-
dc.date.available2019-03-04-
dc.date.available2020-02-13T17:25:39Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16807-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the application of non-formal education in visual arts within the scope of CREAS / SGA-RN activities, with adolescents in conflict with the law. Its main objective is to present the results of my performance as a teacher-researcher-artist in the development of the skills in visual arts of nine minors who fulfilled socio-educational measures at the time of the research development, between the years of 2015 and 2016. The methodology used is signed, mainly in the bibliographical survey of the main authors that approach the concept of Non-formal teaching by Maria Glória Gohn (2010/2011); Relational Aesthetics presented by Nicolas Bourriaud, in addition to a case study carried out through the adoption of the a/r/tography strand, like Belidson Dias and Rita Irwin (2013). Finally, a reflection on the experience of the applicability of visual arts teaching in the context of the resocialization of minors in compliance with socio-educational measures is presented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-13T17:25:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 14568810 bytes, checksum: 25eb646ca3ff08d65992de407969920f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-13T17:25:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 14568810 bytes, checksum: 25eb646ca3ff08d65992de407969920f (MD5) Previous issue date: 2019-02-22en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectA/r/tografiapt_BR
dc.subjectCentro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)pt_BR
dc.subjectEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectA/r/tographypt_BR
dc.subjectNon formal teachingpt_BR
dc.subjectVisual arts teachingpt_BR
dc.subjectArtes visuais – Ensinopt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.titleTessituras a/r/tográficas: ensino de artes visuais no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – São Gonçalo do Amarante – RNpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier d-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838369212300154pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação visa analisar a aplicação da Educação não-formal em artes visuais no âmbito das atividades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, no Município de São Gonçalo do Amarante/RN, em face dos adolescentes em conflito com a lei. Tem por objetivo principal apresentar os resultados da minha atuação enquanto artista/educador no desenvolvimento das habilidades em artes visuais de nove adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas em liberdade assistida na ocasião do desenvolvimento da pesquisa, entre os anos de 2015 e 2016. A metodologia utilizada se firma, sobretudo, no levantamento bibliográfico dos principais autores que abordam o conceito de Educação não-formal por Maria Glória Gohn (2010/2011); Estética Relacional apresentada por Nicolas Bourriaud (2009), além de um estudo de caso realizado por meio da aplicação da a/r/tografia, a exemplo de Belidson Dias e Rita Irwin (2013). Por fim, apresenta-se uma reflexão acerca da experiência da aplicabilidade do ensino de artes visuais no contexto da ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e os desdobramentos implicados na tríplice: artista, pesquisador e professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

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